Setecidades Titulo
Devoto escreve história da paróquia Santa Terezinha
Adriana Gomes
Do Diário do Grande ABC
24/07/2004 | 17:42
Compartilhar notícia


O terceiro bispo de Santo André, dom Décio Pereira, queria que cada paróquia registrasse sua história em um livro, segundo o desenhista e projetista aposentado Geraldo de Azevedo Zagatti. O morador do bairro Santa Terezinha, em Santo André, e freqüentador da paróquia, levou a sério a missão. Aos 78 anos, Zagatti acaba de ver impressos três exemplares de um trabalho de 52 páginas que ele escreveu sobre a paróquia que freqüenta desde a juventude.

O devoto registra no trabalho toda a história da paróquia. Estão relacionados todos os padres que por lá passaram, as diversas fases do prédio da igreja, entre outras informações. "Foi importante o livro ter saído por ocasião do jubileu da Diocese, mas esse não é o principal tema", conta o aposentado.

Tensão - Zagatti reside no bairro há 57 anos e afirma que conhece todas as histórias da paróquia, hoje comandada pelo padre polonês Jorge Wasilewski, que conheceu o Papa João Paulo II na juventude.

O aposentado conta que ficou tão tenso durante a elaboração da obra que acabou adoecendo, mas que o trabalho valeu a pena. Ele diz ainda que fez o projeto do primeiro prédio da igreja Santa Terezinha, inaugurada em 1940. Essa primeira igreja foi demolida em 1960, segundo ele contou ao Diário.

O fiel da paróquia de Santa Terezinha trabalhou com manuscritos na primeira fase do livro e depois contou com a ajuda da família para fazer a redação final. Ele disse que a paróquia pretende imprimir 200 exemplares do trabalho. Os três primeiros já têm dono: um foi para o bispo Nelson Westrupp, o outro, para o padre Jorge Wasilewski, e o terceiro será um presente especial para o historiador e jornalista Ademir Medici, que é responsável pela coluna Memória do Diário.

A paróquia Santa Terezinha fica na praça Rui Barbosa, s/nº, bairro Santa Terezinha, em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;