Setecidades Titulo
Vestibular da UFABC ocorre neste domingo
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
12/07/2006 | 08:02
Compartilhar notícia


O primeiro vestibular da UFABC (Universidade Federal do ABC) ocorre no próximo domingo, dia 16, em 20 endereços espalhados por Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires. Nesta primeira fase de provas, mais de 12 mil inscritos concorrem a 1.500 vagas do curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, das quais 50% são destinadas a alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Estudantes negros, pardos e de origem indígena também fazem parte do sistema de cotas da instituição e participam da disputa de 204 vagas.

As provas – com início às 14h – serão compostas por testes de múltipla escolha nas áreas de ciências da natureza, ciências humanas, matemática, códigos e linguagem. Para passar à próxima fase, em 30 de julho, os candidatos terão de acertar, pelo menos, metade das questões. A última etapa de exames deve englobar outros temas multidisciplinares, como física, química, biologia e redação.

Segundo o reitor da universidade, Hermano Tavares, a ampla lista de inscritos revela que o trabalho desenvolvido está no caminho certo. “Nosso objetivo final é criar uma instituição pública que atenda à demanda dos estudantes do Grande ABC e que tenha, necessariamente, a cara da região. Até agora, estamos conseguindo realizar a proposta, já que mais de 62% dos candidatos moram nas sete cidades da região”, diz. Os demais são residentes da capital e outras cidades paulistas.

Para a realização do vestibular, a UFABC vai contar com o trabalho de, aproximadamente, 400 pessoas. De acordo com o reitor Tavares, a expectativa dos envolvidos, assim como dos candidatos, é grande nos dias anteriores à prova. “É nosso primeiro vestibular. Estamos ansiosos para que tudo aconteça conforme o planejado”, revela.

Normas – Para evitar atrasos e a eliminação precoce dos inscritos, a UFABC recomenda que os candidatos cheguem ao local da prova com uma hora de antecedência, portando o comprovante de inscrição (emitido eletronicamente) e o documento de identidade. Durante os testes, só será aceita a utilização de lápis preto (número dois), apontador, caneta (de tinta azul ou preta) e borracha.

A lista final de classificados sai em 4 de agosto. Os aprovados serão chamados para a efetivação da matrícula a partir do dia 8 e as aulas estão programadas para começar no mês de setembro. A sede provisória da UFABC funcionará na avenida Atlântica, em Santo André. Outras informações podem ser acessadas no endereço www.vunesp.com.br a partir do link vestibular Universidade Federal do ABC.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;