Setecidades Titulo
Campanha de doação de sangue começa neste sábado em 6 cidades
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
20/08/2005 | 07:31
Compartilhar notícia


Hospitais, postos de saúde e clínicas da região promovem de sábado até o próximo sábado a campanha Doe Sangue, Salve Vidas. A iniciativa é da Coligação Maçônica do Grande ABC, entidade sem fins lucrativos, e conta com apoio de instituições públicas, órgãos não-governamentais e empresas privadas. Realizada desde 2002, a campanha visa conscientizar os moradores da região sobre a importância da doação regular de sangue. Equipes de três hemocentros estarão disponíveis em seis cidades para atender aos doadores.

No ano passado, a campanha foi feita em apenas um dia. Na ocasião, foram coletadas 850 bolsas. Os organizadores esperam coletar este ano cerca de 3 mil bolsas. "A campanha tem caráter educativo. É preciso quebrar tabus, informar as pessoas que doar sangue é seguro. Queremos ampliar a campanha e realizá-la três vezes ao ano, a partir de 2006", disse o ortopedista e coordenador da campanha, Rubens Akira Tariki.

Antes da doação, o voluntário passa por entrevista sobre seu estado de saúde. "Se a pessoa está anêmica ou teve, entre outras doenças, hepatite, sífilis ou malária, não poderá doar. O sangue coletado é examinado. Se apresentar problema é descartado." Os voluntários recebem em casa o resultado do exame. Caso seja apontada alguma anormalidade, a pessoa é convocada a fazer novos exames.

De acordo com o ortopedista, menos de 1% da população brasileira doa sangue hoje. "É preciso mudar essa cultura, fazer um trabalho de conscientização que envolva crianças, jovens e adultos. Não dá para continuar vendo doente atrás de doador."

Segundo Tariki, o sangue coletado vai para o banco de sangue dos hemocentros que atuam na região e estão envolvidos na campanha - Colsan (Sociedade Brasileira de Coleta de Sangue), Hemoterapia São Lucas e Transfusão.

Quem pode doar:
As principais exigências são: O doador, homem ou mulher, deve ter idade entre 18 e 60 anos, boa saúde e peso superior a 50 kg. O homem pode doar até os 65 anos e a cada 60 dias. Já a mulher está apta à doação até os 60 anos e a cada 90 dias. Há impedimentos para pessoas que estejam com febre ou que tenham feito tatuagem. Técnicos estarão orientando os doadores.

Locais e horários para as doações
Santo André:

Hospital Estadual de Santo André (Hospital Mario Covas). Avenida Henrique Calderazzo, s/nº, bairro Paraíso. Segunda a sexta-feira (8h às 15h) e sábados (8h às 13h).

Centro Hospitalar Municipal de Santo André. Avenida João Ramalho, 326, Vila Assunção. Segunda a sábado (8h às 13h).

São Bernardo:
Posto de Coleta da Colsan - Hospital Padre Anchieta. Rua Fioravante Demarchi, 37, centro. Segunda a sábado (8h às 13h).
Banco de Sangue do Hospital São Bernardo. Avenida Lucas Nogueira Garcez, 456, Jardim do Mar. Segunda a sexta (8h às 16h).

São Caetano:
Nucleo de Hematologia e Hemoterapia Dr. José Jayme Tavares Soares. Rua Goytacazes, 301, centro. Segunda a sábado (8h às 13h).

Diadema:
Hospital Estadual de Diadema (Hospital Serraria). Rua José Bonifácio, 1.641, bairro Serraria. Seguda a sábado (8h às 16h).

Mauá:
UBS Central. Rua Professor Américo Perrela, 171, centro.
Neste sábado (8h às 13h) e próximo sábado (27 de agosto), das 8h às 16h30.

Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra:
Clínica Alamed. Avenida Kaethe Richers, 37, centro de Ribeirão Pires.
Neste sábado (8h às 16h30).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;