Política Titulo Apoio
Maurício Soares manobra saída do PT por Tarcisio

Ex-prefeito de São Bernardo cogita migrar para
PSD ou PMDB com alvo de ser vice de secretário

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
18/02/2015 | 07:41
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Três vezes chefe do Paço de São Bernardo, Maurício Soares (PT) cogita deixar a sigla como manobra para auxiliar o secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli (PT), na disputa interna contra o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira. A estratégia política daria, na concepção do grupo, força ao ex-sindicalista ser o representante do petismo no projeto de sucessão de Luiz Marinho (PT). Nos bastidores, o destino do ex-prefeito deve ser o PSD ou PMDB, partidos prestigiados no arco de aliados de Marinho.

A tática de Maurício objetiva fortalecer a pré-candidatura do secretário municipal, apontado por lideranças petistas como sendo menos conhecido no eleitorado geral do que Luiz Fernando, que ainda tem no currículo um mandato de vereador entre 1989 e 1992 na cidade interiorana de Casa Branca e a gestão na presidência do São Bernardo Futebol Clube. O plano do ex-chefe do Executivo, que conta com o suporte da deputada estadual Ana do Carmo (PT), está sendo formatado a sete chaves no município. Por outro lado, o trio tem realizado encontros frequentes com alvo de enrijecer o projeto.

Em janeiro, Marinho anunciou que a escolha de seu sucessor iria ocorrer em março, após realização de pesquisa qualitativa em São Bernardo. Apesar da tentativa de despistar ao falar que três quadros estão na concorrência interna, o prefeito confirmou disputa afunilada entre Tarcisio e Luiz Fernando.

Este cenário provocou situações distintas entre os possíveis prefeituráveis. Tarcisio segue empenhado em articulação dentro do prédio do Paço, inclusive com apoio maciço de secretários, como a primeira-dama e titular de Planejamento e Orçamento Participativo, Nilza de Oliveira (PT). Em contrapartida, os notórios problemas de morosidade nas obras do Projeto Drenar – de combate às enchentes e sua maior plataforma eleitoral – repercutem de forma negativa.

Enquanto isso, Luiz Fernando preferiu o silêncio. O parlamentar tem pouco se movimentado. Já tem garantia de adesão da maioria da bancada petista na Câmara. Comenta-se, porém, que o dirigente do Tigre aguarda definição de Marinho para oficializar sua equipe de trabalho na Assembleia Legislativa, onde assume seu primeiro mandato no próximo mês. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado peça fundamental na indicação. Isso porque São Bernardo está incluída na lista de prioridades do PT na busca por resgatar as bandeiras históricas do partido.

PANORAMA
Entre as lideranças da base de sustentação de Marinho, a predileção sugere vitória de Luiz Fernando, favorito entre legendas aliadas e pelos próprios petistas. A favor de Tarcisio está o movimento sindical, principalmente após a retirada do nome de Rafael Marques (PT), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, da disputa. No Paço, porém, o favoritismo também está com o secretário de Serviços Urbanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;