Setecidades Titulo Carnaval
Escola de samba Renascente leva a história da escravidão para a avenida
Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
06/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


 No Parque São Bernardo, o desfile da escola de samba Renascente é tradicional para os moradores. Neste ano, os 300 componentes vão para avenida levar o samba que conta a História da Escravidão do Negro Africano do Brasil.

De acordo com o diretor de Carnaval da escola, Júlio Lemes, 39 anos, o tema foi escolhido porque além de ser histórico, retrata os dias de hoje. No ano passado a escola escolheu a África e as suas influências culturais no Brasil.

“A gente ia falar sobre circo, mas resolvemos destacar os negros novamente porque além de a gente ter essa tendência por estar na periferia, sempre acertamos a mão. É um assunto atual, já que a escravidão acabou e, mesmo assim, o negro se sente escravo porque tem que ficar no mesmo local, não consegue ter ascensão social.”

A escola foi criada pela família Lemes, que também é uma das fundadoras do bairro, em 1996, e busca o primeiro título. Porém, o diretor esclarece que a conquista não é a prioridade. “A gente sempre tem a expectativa de ser campeão, mas o principal é fazer a interação entre as pessoas, se divertir e divulgar a nossa comunidade. O título é importante, mas vamos sem essa responsabilidade.”

A história da escravidão no Brasil será retratada nas 19 alas e em três carros alegóricos, sendo que o primeiro irá representar a África, pátria do povo negro. O sofrimento do trabalho escravo em minas de ouro e lavouras, o fim do tráfico, os quilombos e a abolição também estarão presentes.

O refrão do samba enredo fala de um dos heróis mais famosos da resistência, Zumbi dos Palmares, e das tradições africanas. “É Zumbi dos Palmares, viva os orixás de Oruba! Joga a capoeira, é a tradição, sua cultura e sua religião!”

A Renascente também tem projeto social direcionado às crianças da periferia. Os pequenos fazem parte de uma escolinha de bateria, que os ensina a tocar os instrumentos musicais. “Têm escolas (de samba) que acham importante gastar em fantasias, mas a nossa principal intenção é investir no ser humano. Esse trabalho social faz com que a agremiação vá se renovando. Conseguimos levar essas crianças para a nossa escola e fornecemos lanches, tirando-as da rua”, afirmou.

Os ensaios da Renascente ocorrem às terças, quintas e sextas-feiras na Rua Paula Souza, número 39, a partir das 20h. No domingo, a escola realiza pequeno desfile na Rua Almeida Leme.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;