Automóveis Titulo Serviço
Motorista deve conhecer mecânica

Proprietário deve ter noções básicas de funcionamento

Do Diário do Grande ABC
28/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Alexandre CalistoEspecial para o Diário
"Temos de ter consciência de que não basta abastecer o veículo." A afirmação é de Marco Fuzatto, orientador de prática profissional do Senai-SP. Além dele, a equipe do Diário conversou com especialistas que apontaram o que o proprietário deve conhecer a mecânica do veículo.Segundo Fuzatto, "os conhecimentos básicos que o proprietário do automóvel deve ter estão diretamente relacionados aos princípios de funcionamento dos componentes". Entender as peças do motor, como trocar os fluidos, saber a importância do sistema de transmissão, que envolve suspensão, amortecedores e câmbio e preservar os pneus, por exemplo, são atitudes que mudam o olhar do motorista em relação ao veículo. É por isso que o diretor do Sindicato da Indústria de Peças e Reparação Automotiva Cesar Samos defende o conhecimento básico. "O motorista irá perceber com mais facilidade se há algo errado com o veículo, se apresenta anormalidade. Além disso, na hora da compra ele saberá avaliar, ainda que superficialmente, o veículo."De acordo com o engenheiro mecânico Denis Marum, o motorista deve, antes de pegar a estrada, abrir o capô e fazer a revisão simples. Samos ainda recomenda que, mesmo os que não entendem de mecânica, leiam o manual do proprietário para ter informações específicas do modelo comprado. Fuzatto completa que é fundamental lembrar das manutenções preventivas prescritas no manual.Além do valor do veículo, Samos ressalta que o consumidor deve levar em conta o custo de manutenção do carro e que isso não deve ser lembrado em momentos críticos. "Ao comprar o carro, caso seja financiado, você terá, além do valor da prestação, o custo para mantê-lo." Se o proprietário não entender do assunto e não tiver vontade de aprender, os especialistas recomendam visita ao mecânico de confiança.

Cursos dão vantagens a condutor
Quem deseja aprender noções básicas de mecânica encontrará algumas opções de cursos. Cesar Samos, diretor do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, lembra que o motorista não necessita ter conhecimento técnico aprofundado de todo o veículo, mas "é fundamental ter olhar clínico, por exemplo, para os pneus, e também entender a importância de fazer a manutenção periódica."Segundo o engenheiro mecânico Denis Marum, proprietário do centro automotivo Chevy Auto Center, que oferece curso sobre como cuidar do veículo, o principal objetivo das aulas é "mostrar o tamanho da responsabilidade que se tem ao comprar um automóvel."Para Marco Fuzatto, professor e orientador de prática do Senai-SP, depois de concluído o curso "certamente o condutor passará a ter maior consciência sobre a importância de realizar as manutenções de acordo com o estabelecido e perceberá com facilidade qualquer tipo de irregularidade". O Senai também oferece o curso Características Técnicas de Veículos Leves para iniciantes. Samos acredita que o conhecimento proporcionará ao futuro comprador condições de escolher o veículo que realmente atenda às suas necessidades. "Ele não negociará só por marca, modelo ou cor", afirmou.
Mais informações sobre os cursos:www.sp.senai.br/senaisp/www.chevyautocenter.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;