Política Titulo
PT encerra nesta 2ª
definição de vereadores
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
18/07/2011 | 07:21
Compartilhar notícia


O PT de Diadema encerra hoje as inscrições de pré-candidatos a vereador pelo partido para as eleições de 2012. A legenda antecipou as discussões para formatar a chapa de parlamentares para, posteriormente, centrar os debates na candidatura à reeleição do prefeito Mário Reali (PT).

Entre os nomes já colocados pelo partido estão figuras carimbadas, como os vereadores Orlando Vitoriano, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, e José Antonio da Silva, o ex-parlamentar Ronaldo Lacerda e o ex-vice-prefeito Joel Fonseca. O atual presidente do PT municipal, Josemundo Queiroz, o Josa, também lançará candidatura à Câmara.

Segundo Josa, a sigla pretende definir com antecedência o grupo de candidatos ao Legislativo para ter tempo suficiente para costurar as alianças e buscar a reeleição de Reali. "Vamos trabalhar a montagem da chapa com base nos candidatos de cada região da cidade, potencial eleitoral e estratégia política. Depois, teremos espaço para discutir a eleição do Mário".

Embora haja direcionamento extraoficial a favor da reeleição de Reali, o PT ainda não entrou em consenso sobre todos detalhes da campanha do atual prefeito. A escolha do vice, por exemplo, ainda está em processo embrionário. Setores do partido defendem chapa pura. Outros buscam retomar a política de aliança, que resultou na vitória em 2008 ao incluir o ex-prefeito Gilson Menezes (PSB) no grupo.

A questão, contudo, é que Gilson dificilmente disputará outra eleição por problemas de saúde. Reali defende que as legendas aliadas, entre elas PCdoB, PV e PSB, definam nome consensual para dividir a chapa. Os apoiadores, no entanto, estão longe de indicar candidato único, pois todos reivindicam o posto.

O projeto do PT de Diadema é fazer pelo menos sete cadeiras em cenário com 21 vereadores. Para isso, deverá lançar 35 candidatos ao Legislativo. "Estamos pensando em companheiros que possam realmente agregar e trazer votos importantes ao quociente eleitoral. A intenção é aumentar a atual bancada (que conta com cinco vereadores)", analisou Josa.

Outro motivo para antecipação dos debates ao grupo de candidatos a vereador, segundo o dirigente petista, é o fim das coligações proporcionais aprovado pelo PT. A medida interna atingiu diretamente o PCdoB, aliado desde 2000, e que sempre conseguiu eleger um parlamentar aproveitando o quociente obtido pelos petistas.

 

Irene e Zé do Norte não tentarão reeleição à Câmara

 

Os vereadores José Queiroz Neto, o Zé do Norte, e Irene dos Santos não buscarão reeleição à Câmara no ano que vem. Zé do Norte, 67 anos, está no quinto mandato e vai se afastar da política por motivos de saúde. Já Irene, que exerce sua terceira legislatura, deixará o Legislativo devido a opções de seu grupo no PT, a Articulação de Esquerda.

Zé do Norte defendeu seu mandato e afirmou que a hora é de descansar da política. "Trabalhei demais por Diadema. Sempre lutei pela cidade. Acredito que tive bela história política", analisou o petista.

O parlamentar deverá apoiar seu filho Josa nas eleições. "Essa troca já estava colocada e foi aprovada por nosso grupo. Se eleito, terei a missão de dar continuidade ao trabalho dele", comentou o atual presidente do PT de Diadema.

Irene revelou que a Articulação de Esquerda adotou política de revezamento do representante do setor partidário no Legislativo. "Fiquei três mandatos consecutivos, o que foi estipulado pelo grupo. Agora é a vez de outro fazer o trabalho", sustentou.

A petista, entretanto, ainda não definiu para quem pedirá votos em 2012. "Nossa ala está estudando nome que possa nos representar", disse a vereadora. Entre os que podem disputar o pleito indicado pela Articulação de Esquerda está a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema, Jandyra Uehara Alves. A líder sindical, porém, nega qualquer movimentação política para se candidatar à Câmara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;