Economia Titulo
IGP-M de julho aponta deflação de 0,42%
Por Do Diário OnLine
31/07/2003 | 00:13
Compartilhar notícia


A inflação de julho apurada pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) registrou queda pelo terceiro mês consecutivo, de -0,42%, segundo números divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A deflação, entretanto, foi menor do que a verificada em junho (-1%), o que reforça as previsões de que o recuo dos preços está perdendo força.

"Isso não significa que está havendo uma pressão inflacionária. Estamos é saindo de um período recorde de deflações muito fortes e voltando a uma situação de mais normalidade", comentou Salomão Quadros, coordenador de análises econômicas da FGV.

Esta foi a segunda vez desde a criação do IGP-M, em 1989, em que foram registradas três deflações consecutivas. Utilizado como indexador nos reajustes das tarifas de energia e dos aluguéis de imóveis, o índice ainda acumula valorização de 5,46% no ano e de 25,25% nos últimos 12 meses.

Entre os grupos que compõem o IGP-M, o Índice de Preços no Atacado (IPA) recuou 0,75% neste mês, contra uma queda de 1,67% em junho. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou variação positiva de 0,07%, ante uma alta de 0,10% em junho. Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), subiu 0,59%, após uma alta de 0,74%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;