Política Titulo Peixeira
Pinheiro demite Pádua e Chico nega acusação

Ameaçado com faca deixa governo em S.Caetano e vereador se diz vítima de armação política

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
18/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Após denunciar ameaça de morte por parte do vereador Chico Bento (PP), o articulador político da Prefeitura de São Caetano, Antonio de Pádua Tortorello, foi demitido pelo prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). Já o parlamentar progressista, pivô da polêmica, divulgou nota na qual nega ter utilizado peixeira para coagir o agora ex-responsável pela relação do Executivo com o Legislativo.

Oficialmente, Pinheiro acatou pedido de afastamento de Pádua e aguarda encaminhamento do departamento de Relações Humanas para confirmar o desligamento. O ex-articulador só não foi exonerado por ser funcionário concursado do DAE (Departamento de Água e Esgoto).

“Fiquei chateado com a postura do prefeito. Mas não teria mais clima para continuar trabalhando nesta administração”, lamentou Pádua. A agressão de Chico Bento teria ocorrido justamente para forçá-lo a pedir demissão, alegando suposta traição que causou a derrota do progressista para Paulo Bottura (Pros) na tentativa de ser eleito presidente da Câmara.

Chico Bento negou ter colocado peixeira no pescoço de Pádua, como foi registrado no BO (Boletim de Ocorrência) 5528/2014. O vereador disse que o encontro na sala do ex-articulador ocorreu e que a disputa pela presidência do Legislativo foi debatida, sendo que ambos fizeram considerações “antagônicas”. Ele alegou ser vítima “da mais violenta armação política”.

O progressista ainda citou, em nota, ter informações que poderiam comprometer Pádua com a Justiça no caso José Cressoni – empreiteiro que delatou esquema de lavagem de dinheiro e obras superfaturadas pelo Paço de São Caetano – e teria sido respondido pela seguinte frase: “Você não sabe o quanto irei fazer de inferno na sua vida, sou advogado há mais de 40 anos e vou arrasar a sua vida”. “Ainda afirmou que eu deveria voltar para o Nordeste (é natural do Piauí) e que por isso mesmo não ganhei a eleição para presidência da Câmara”, contou o parlamentar.

Um dia após a polêmica envolvendo Chico Bento e Pádua, os trabalhos no gabinete do vereador foram tocados “normalmente” por apenas uma funcionária. Enquanto isso, o progressista passou o dia reunido com o núcleo duro da administração Pinheiro e outros parlamentares para avaliar o posicionamento sobre o caso.

“Acho que o governo está certo. Tem de proteger ele, porque é um vereador governista, está fechado com o governo. Acho que ele não é má pessoa, mas não quero mais conversa”, disse Pádua.

Chico Bento perdeu a disputa pela presidência do Legislativo anteontem com placar de 11 votos a oito para Bottura. A vitória do progressista era dada como certa até a tarde de domingo, quando o ex-prefeito e atual secretário paulista de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), conseguiu convencer três vereadores da bancada governista e decretar a derrota do candidato apoiado por Paulo Pinheiro.


Bottura afirma que trabalhará para não haver pedido de cassação na Casa

Presidente eleito da Câmara de São Caetano, Paulo Bottura (Pros) afirmou que trabalhará para evitar pedido de cassação do mandato de Chico Bento (PP) por quebra de decoro no caso de ameaça a Antonio de Pádua Tortorello.

“Não há o que se falar em quebra de decoro parlamentar. Conversei com alguns vereadores e não vi intenção de ninguém fazer esse pedido. Aliás, será um pedido meu para que não se discuta isso”, argumentou Bottura.

O mandatário eleito ainda considerou que a postura de Chico Bento deve ser relevada e resolvida em “boa conversa” com Pádua. “Ele estava preparado para ser presidente. Não vejo maldade, foi um ato emocional extremo que o tirou da conduta normal dele. O Chico Bento não tem coragem de matar nem um mosquito”, externou.

Apesar da postura de Bottura em apaziguar o caso, Pádua garantiu que irá provocar a Câmara para instaurar processo de cassação do mandato de Chico Bento e que tomará medidas judiciais para responsabilizar criminalmente o progressista pela ameaça. “Vou à Justiça, vou provocar a Câmara. Não vou deixar isso de lado. Foi muito grave”, declarou.

Os vereadores Bottura, Gérsio Sartori (PTB) e Flávio Rstom (PTB) foram os primeiros a acudir Pádua após a ameaça. “Concordo com o Bottura que ele (Chico) não tem maldade”, completou Pádua.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;