Economia Titulo
IPC-S registra deflação de 0,31%
Por Da Agência Brasil
01/07/2003 | 08:44
Compartilhar notícia


O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou deflação de 0,03% nos 30 dias compreendidos entre 23 de maio a 22 de junho, mostrando recuo de 0,31% em relação à apuração anterior (0,28%). Segundo analisou o economista Salomão Quadros, do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela apuração do índice, esta foi a primeira variação negativa do IPC-S desde o início da série, em janeiro deste ano.

O grupo Alimentação foi o que teve maior desaceleração, de 0,56 ponto percentual, passando de 0,01% no mês até 14 de junho para –0,55% nesta apuração. Dez dos 20 conjuntos de produtos do grupo Alimentação estão com preços em queda. A FGV constatou que os itens que até meados de junho pressionaram fortemente o IPC-S (arroz e feijão e laticínios) estão cedendo. No caso do arroz e feijão, a taxa caiu de 6,14% para 3,50%. Já entre os laticínios, os preços caíram de 2,77% para 2,14%.

A desaceleração do índice foi sentida em todas as 12 capitais pesquisadas, apurando-se deflação em seis. As maiores reduções ocorreram em Porto Alegre e Fortaleza, onde as taxas caíram 0,60 ponto percentual cada, em função da influência decrescente da eletricidade residencial. A taxa máxima (0,48%) continuou sendo registrada pela quarta semana consecutiva em Porto Alegre, enquanto a taxa mínima, de –0,42%, também se verificou pela quarta semana consecutiva no Distrito Federal.

A FGV analisou que a diferença de 0,90 ponto percentual entre as taxas máxima e mínima se deve em boa parte à diferença apurada no grupo Habitação. Em Porto Alegre, a variação foi de 1,98% e no Distrito Federal de 0,21%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;