Cultura & Lazer Titulo
Comédia nacionais movimentam mostra
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
08/11/2010 | 07:04
Compartilhar notícia
Divulgação


A recente produção de filmes de comédia nacionais faz parte da programação audiovisual que agita São Caetano nesta semana. Os cinéfilos locais tem opção gratuita entre hoje e quarta-feira com a Mostra de Cinema Brasileiro, promovida pela parceria da Prefeitura do município com o Sesc São Caetano. As sessões ocorrem sempre às 9h, na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (Avenida Tietê, 281. Tel.: 4232-8333).

Quem abre o evento hoje é a produção "Saneamento Básico - O Filme" (2007), de Jorge Furtado. O longa mostra os moradores da pequena vila de Linha Cristal que buscam uma maneira de resolver o problema de saneamento básico da região.

Ao questionar a sub-prefeitura, que afirma não ter verba para as obras, descobrem que há lei que disponibiliza verba de R$ 10 mil para a realização de um vídeo. Juntos, eles bolam estranho roteiro de filme de ficção que tem como tema as complicações da falta de saneamento, com a intenção de fazer com que as atenções da comunidade se voltem para a falta de saneamento. Atores como Wagner Moura, Fernanda Torres e Lázaro Ramos estão no elenco.

Amanhã é a vez da comédia "A Guerra dos Rocha" (2008). O diretor Jorge Fernando mostra as confusões causadas por Dina Rocha (Ary Fontoura), mãe de três filhos que discutem quem deve cuidar da matriarca idosa. A situação se complica quando ela desaparece e todos acreditam que morreu ao ser atropelada por um ônibus.
Enquanto a família prepara o velório da mãe, dona Dina terá de se livrar do incômodo causado por dois atrapalhados sequestradores.
A programação da mostra se encerra com sessão de "Caramuru - A Invenção do Brasil" (2001), do cineasta Guel Arraes - responsável por sucessos como "O Auto da Compadecida" (2000) e o recente "O Bem Amado". O longa traz engraçada versão de como o Brasil foi descoberto pelos portugueses no ano de 1500 ao acompanhar o pintor Diogo (Selton Mello).

Deportado para a nova ilha de sua terra natal, o rapaz sobrevive a um naufrágio e chega ao litoral brasileiro, onde se envolve com as irmãs índias Paraguaçu (Camila Pitanga) e Moema (Deborah Secco) e precisa lidar com as mentiras da sedutora burguesa Isabelle (Débora Bloch). Diogo também terá de mostrar sua coragem ao enfrentar o navegador lusitano Vasco de Athayde (Luís Mello), que busca as riquezas das terras recém-descobertas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;