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Ribeirão Pires vai levar Ouvidoria para os bairros
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
21/07/2011 | 07:06
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Ribeirão Pires pretende criar até o início de 2012 um canal que facilitará a comunicação entre a população e o poder público: a Ouvidoria Itinerante. A ideia é da ouvidora Jusceline de Mello Braz, que assumiu o cargo no início deste ano e apresentou plano de melhorias para o serviço em junho.

A proposta, segundo Jusceline, é que o serviço chegue aos bairros mais afastados do Centro, tais como Ouro Fino, Quarta Divisão, Jardim Caçula e Vila Belmiro, entre outros. "É uma forma de divulgar o trabalho da Ouvidoria, que muitos desconhecem", afirmou.

A Ouvidoria Itinerante custará pouco à Prefeitura, pois será instalada em locais que são de uso da comunidade, como associações de bairro, ginásios e UBSs. "Usaremos os nossos funcionários, que ficarão cerca de três dias em cada bairro", explicou a secretária.

O trabalho na unidade do Centro, localizada à Rua Miguel Prisco, 53, 2º andar, seguirá normalmente enquanto houver os atendimentos nos bairros. As reclamações podem ser registradas das 8h às 12h30 e das 13h às 17h, ou por telefone (4824-4156) e e-mail ouvidoria@ribeiraopires.sp.gov.br.

Ao fazer a reclamação, o morador recebe um número de protocolo. "O reclamante tem uma resposta em até 15 dias, mesmo que seja para informar que o serviço está na programação da secretaria."

No primeiro semestre, a Ouvidoria registrou 1.498 reclamações e resolveu 1.000 apenas com telefonemas, e outros 452 por vistorias no local - 46 casos ficaram sem solução. 

RESPOSTA
As mudanças nos serviços de reclamações da região começaram depois que o Diário publicou, na edição de segunda-feira, reportagem com moradores que não tiveram suas solicitações atendidas.

Em Santo André, o ouvidor Saul Gelman explicou que, em alguns casos, a administração reconhece a legitimidade do pedido feito pelo morador, mas não tem as condições de atender rapidamente. "No entanto, temos por lei a obrigação de responder a solicitação em 20 dias", garantiu.

Saul informou ainda que, no primeiro semestre de, a Ouvidoria foi acionada 4.037 vezes, sendo que 35%, ou 1.421, foram reclamações efetivas.

Já a Prefeitura de São Bernardo informou que haverá aperfeiçoamento do serviço 156, por meio da capacitação e valorização dos funcionários. Além disso, a cidade pretende investir em ferramentas tecnológicas, embora não tenha especificado.

Em São Caetano, melhorias no sistema começaram nesta semana, com possibilidade de o morador acompanhar a demanda pela Internet.




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