Cultura & Lazer Titulo
‘Esta Noite Ouvirei Chopin’ volta após temporada em SP
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
03/06/2001 | 17:17
Compartilhar notícia


Dalva voltou ao Grande ABC. Personagem da peça Esta Noite Ouvirei Chopin, que estreou em Santo André no ano passado e encerrou há 20 dias temporada de um mês no Centro Cultural São Paulo, Dalva agora passa pelo Sesc São Caetano. A apresentação do espetáculo solo, escrito por Sérgio Pires e dirigido por Rodolfo David, está marcada para esta terça, às 20h.

O próprio Pires interpreta Dalva, um travesti em crise existencial que descobre ter problemas de saúde e entra num teatro para aliviar a mente dos pesos que carrega. “O texto é inspirado no romance de Chopin com (a escritora) George Sand, que se travestia de homem para conquistar respeito social”, conta o ator e autor.

O ponto de partida, portanto, é o preconceito. Mas o monólogo aborda também questões inerentes ao contexto dos marginalizados pela sociedade, como os menores de rua. Dalva convive, por exemplo, com um policial. “Ao mesmo tempo que a oprime, ele também é oprimido pela situação”, diz Pires.

A interpretação é baseada num diálogo intenso com a platéia, como se Dalva estivesse conversando diretamente com os espectadores. A idéia é criar intimidade com o público. Para isso, a iluminação tem papel importante. “A luz está mais caseira, deixa Dalva mais exposta”, afirma Pires.

A trilha sonora se contrapõe ao ar decadente que acompanha Dalva. “Trata-se de uma tentativa de resgate da essência dela, que não nasceu marginal, correndo da polícia. A música é o requinte empoeirado pelo meio social em que ela está”, diz Pires.

A Cia. no Pires, que produziu Esta Noite Ouvirei Chopin, já prepara seu terceiro projeto, ainda sem título definido. O próprio Pires está escrevendo. “A peça propõe a junção de três universos: de rua, íntimo e teatral”, adianta o ator e autor.

Uma característica comum une os personagens da dramaturgia de Pires: “Eles têm sempre sua essência prejudicada pela vida”, explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;