Esportes Titulo Seleção
Brasil fecha 2009 contra 'desconhecidos'

Seleção Brasileira enfrenta Omã nesta 3ª, no Estádio Qaboos Sports Complex Stadium, na capital do país

Por Fernando Cappelli
Com Agências
17/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


"Omã não é um time com tanto nome, mas é força emergente. Eles já foram campeões e têm jogador que atua na Inglaterra." O técnico Dunga bem que tentou valorizar o potencial do último adversário da Seleção Brasileira na temporada 2009, hoje, no Estádio Qaboos Sports Complex Stadium, em Muscat, capital do país (12h30, com Globo e SporTV).

Na prática, porém, a expectativa mesmo é para outra vitória da equipe pentacampeã contra a 79ª colocada no ranking da Fifa, fato que atestaria as estatísticas positivas recentes do selecionado nacional: caso vença o time árabe, o brasileiro chegará à 14ª vitória em 17 jogos.

O título conquistado por Omã foi diante da Arábia Saudita, nos pênaltis, na última edição da Copa do Golfo. Já o jogador citado pelo treinador que atua no Campeonato Inglês é o goleiro Omani Al-Habsi, reserva do Bolton. "Nossa prioridade é fazer boa partida e conseguir o resultado positivo. O espetáculo, na verdade, é vencer", insistiu o treinador brasileiro.

TREINO E CONFUSÃO - A seleção foi recebida ontem com muita festa e confusão pela torcida de Omã no segundo treino antes da partida. Os jogadores chegaram ao local da atividade de ônibus e rapidamente foram cercados pela torcida. municiada por câmeras fotográficas e gritos, em geral, para Kaká e Robinho.

A confusão continuou no acesso ao estádio. Impedidos de entrar pela polícia, alguns torcedores tentaram invadir o local. No tumulto, jornalistas foram agredidos pelos dois únicos policiais que faziam a segurança.

Mesmo sem revelar o time que começa a partida, no que depender da atividade, a formação do setor será a mesma que venceu a Inglaterra, com Maicon, Lúcio, Thiago Silva e Michel Bastos.

No meio-campo, o técnico não deve promover grandes alterações. Gilberto Silva e Felipe Melo são hoje os titulares e devem ao menos começar o jogo. Elano, Ramires e Júlio Baptista ainda buscam lugar no time titular, mas quem deve sair jogando é mesmo o atleta do Galatasaray. Ao lado de Kaká, Daniel Alves, que atuou pelo setor nas eliminatórias, é outro candidato à vaga.

No ataque, Carlos Eduardo e Hulk devem ter nova oportunidade no decorrer da partida. Luís Fabiano e Nilmar formam a dupla que iniciou o jogo.

Após perder pênalti, ‘Fabuloso' quer deslanchar

Depois de perder pênalti contra a Inglaterra, o atacante Luís Fabiano contrariou a filosofia de respeito adotada pelo técnico Dunga e pretende aproveitar a suposta fragilidade do adversário de hoje - apenas 79° colocado no ranking da Fifa) - para esquecer o fracasso do último sábado no Catar.

"É realmente um duelo bom para atacante fazer gol, além de ser mais uma oportunidade, já que no último jogo estive muito perto de fazer. Mas, infelizmente, errei o pênalti. Se puder participar para tirar essa espinha da garganta, seria ótimo para abafar qualquer tipo de suspeita a respeito de minhas participações", afirmou.

O Fabuloso, aliás, garante que está em boas condições para jogar. Contra os ingleses, sofreu corte no supercílio após dividir jogada com um atleta adversário. No entanto, está liberado pelo departamento médico e depende apenas do técnico Dunga para ser escalado.

"Está tudo bem. Foi um susto. Inchou um pouco na hora, mas já estou muito melhor. Nem penso em ficar de fora amanhã (hoje). Quero encerrar a temporada deste ano com gols e atuação convincente", acrescentou.

Kaká aponta Messi como favorito ao título de melhor do mundo

O meia Kaká aposta no argentino Lionel Messi como vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo de 2009. Apesar de estar na disputa entre os 20 mais bem votados, o brasileiro vê o hermano em vantagem pelas conquistas do Barcelona na última temporada, e projeta apenas para 2010 a retomada do título.

"É coisa de momento. Acho mais provável mesmo que dê Messi, por tudo que conquistou o Barcelona (Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões). Seria até mais justo, inclusive", disse o jogador do Real Madrid.

O brasileiro, aliás, vislumbra que dificilmente vencerá a disputa. O Milan, clube que defendia anteriormente, não teve bom desempenho na última temporada. Por isso, Kaká vê o ano que vem muito mais produtivo na Espanha e, principalmente, na Copa do Mundo, com a Seleção Brasileira.

"Tem de ser uma somatória de fatores, composto por um ano bom junto com o clube ou a seleção. Ano que vem, vai ser escolhido quem se destacar na Copa. Mas o meu objetivo é o Brasil ser campeão. Depois, vamos pensar em prêmios individuais", acrescentou.

O meia Diego, da Juventus, e o atacante Luís Fabiano, do Sevilla, são os outros brasileiros na disputa. A escolha será feita dia 21 de dezembro, em Zurique, na Suíça, sede da Fifa. (Das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;