Economia Titulo Controle
Regras para bancos causam polêmica
Por
08/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O estabelecimento de novos padrões de controle sobre os bancos abre uma nova batalha entre europeus, americanos e países emergentes. Para o presidente do Banco Central Europeu, Jean Claude Trichet, as novas regras e todo o trabalho do G-20 têm como meta evitar a geração de bolhas no mercado financeiro no futuro. Ele indica que as novas regras ainda devem ser a maior herança do esforço de reforma do sistema financeiro internacional. Mas a definição de quais serão as instituições sistêmicas que serão obrigadas a ter maior capitalização abre uma nova polêmica.

Bancos alemães, franceses e ingleses já protestam contra as medidas, alertando que podem afetar a disponibilidade de crédito. Outros pontos que terão de ser definidos também são alvo de tensões e a constatação de alguns é que o crescimento mundial não será mais baseado em empréstimos de bancos.

No domingo, os 27 maiores Bancos Centrais do mundo fecharam em Basileia um acordo enquadrando os bancos. O entendimento inclui novas e mais severas exigências de capitalização dos bancos, a criação de colchões para amortecer prejuízos, limites de alavancagem, redução de riscos e até tetos para o pagamento de bônus para os executivos. Os bancos ainda terão de passar por testes anuais de liquidez e uma lista será criada daqueles que terão de ter uma situação ainda mais sólida, já que um eventual colapso dessas instituições poderia colocar o sistema financeiro inteiro em risco.

O detalhamento dos novos limites aos bancos será negociado até o final do ano. Em 2010, os governos vão começar a aplicar as medidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;