Sua Saúde Titulo
Pé diabético

O pé diabético é uma das complicações crônicas que atingem os diabéticos

Por Leo Kahn
24/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O pé diabético é uma das complicações crônicas que atingem os diabéticos, sendo que entre 5% a 10% dos pacientes diabéticos são portadores de úlceras nos membros inferiores. É a causa mais comum de internação desses pacientes.

A previsão para 2025, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é de mais de 350 milhões de portadores de diabetes no mundo, 25% dos quais terão algum tipo de comprometimento nos pés.

O principal fator de risco para esse problema é a neuropatia diabética, que leva a perda ou alteração de sensibilidade dos pés, tendo como consequências, dores, deformações, feridas, infecções levando até mesmo à amputação, debilidade e atrofias musculares ou alteração do funcionamento dos órgãos internos. O outro fator é a vasculopatia diabética que pode ser vista nas grandes artérias, e nas arteríolas e pré-capilares.

O diagnóstico é feito pela história clínica e pelo exame físico da lesão. Quando avançada, geralmente é indolor, porém extensa e de odor extremamente desagradável devido à necrose úmida que provoca.

Assim, a inspeção será baseada na procura de úlceras, calos ou qualquer outro problema visível. Consulte o médico caso haja qualquer preocupação a esse respeito. É possível prevenir as infecções nos pés. Manter um bom fluxo sanguíneo é, também, outro aspecto importante. Para isso, tome medidas que baixem a pressão alta e os níveis de colesterol.

É importante também fazer caminhadas com regularidade ou outro tipo de exercício físico. O tabagismo deve ser evitado: 95% de todas as amputações do pé acontecem em fumantes.

Contudo, caso aconteça não significa que a pessoa não possa continuar levando uma vida normal. Nem mesmo de caminhar ela fica impossibilitada; o cirurgião removerá o mínimo possível do membro, para facilitar o processo. Após a cicatrização, será colocada uma prótese.

SAIBA MAIS:
- Lavar diariamente os pés com sabão e água morna, nunca fazendo uso de água muito quente. A secagem deve ser cuidadosa, particularmente entre os dedos, hidratar a pele.

- Unhas grandes, muito curtas ou malcortadas podem causar lesões. O corte deve ser reto, peça ajuda em caso de dificuldade.

- Se as unhas forem quebradiças ou grossas, ou se os bordos estiverem infectados, deve-se recorrer a um profissional de saúde.

- Crie o hábito de examinar os pés diariamente à procura de lesões: cortes, bolhas, calosidades e possíveis áreas de infecção.

- Antes de calçar os sapatos, inspecione o interior com a mão, procurando corpos estranhos (areias, pregos...).

- Não utilize esparadrapo, fita adesiva, ou qualquer outra no pé.

- Não use sandálias com tiras entre os dedos.

- Os sapatos não devem apertar os pés.

- Reparar nas partes desgastadas do sapato.

- Nunca caminhe descalço ou com sapatos abertos.

- Substituir diariamente as meias, preferindo de algodão, claras e sem costuras.

- Não utilizar produtos abrasivos ou irritantes (remédio para calos).

- Não colocar os pés junto a fontes de calor.

- Evitar cruzar a perna quando sentado.

- Elevar ligeiramente os pés enquanto dorme.

- Observar alteração e comparação da cor dos membros.

- Uma área machucada ou infeccionada na base do pé pode desenvolver uma úlcera e seu aparecimento é mais provável quando a circulação é deficiente e os níveis de glicemia são malcontrolados. Leve esse problema a sério! Se descobrir que tem úlcera no pé, não deixe para o dia seguinte sua visita ao médico. As camadas de pele são gradativamente destruídas pela infecção, criando um buraco quando a úlcera não é devidamente tratada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;