Cultura & Lazer Titulo Shows
Ataulfo cantado por elas
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
16/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Ele ficou conhecido por "Ai, que Saudades da Amélia", parceria com o carioca Mário Lago (1911-2002). Mas Ataulfo Alves (1909-1969) tem inúmeros sambas de cadência própria que integram o repertório de muitos artistas contemporâneos e que ainda precisam ser redescobertos pelo grande público. Para celebrar o centenário do compositor mineiro, completado em 2 de maio, o produtor musical Thiago Marques idealizou CD e série de shows comemorativos. Em São Paulo, os primeiros serão realizados hoje, às 21h, e amanhã, às 18h, no Sesc Pinheiros.

"A maior virtude do Ataulfo era escrever de maneira simples. Eles dizia coisas maravilhosas com palavras comuns. Suas composições são atemporais por isso", diz Marques. Para escolher os intérpretes do CD, lançado em setembro, o produtor teve a ajuda de Ataulpho Alves Jr., filho do compositor. "Ele me disse quais cantores tinham mais a ver com a sonoridade do pai, ou ainda que tipos de vozes ele apreciava. Acrescentamos nomes da nova geração", conta.

Os shows têm formações diferenciadas para conciliar as agendas de todos os artistas presentes na coletânea, que são mais de 40. Ataulpho Jr. e a cantora Milena são as únicas atrações que se repetem nas duas apresentações do fim de semana. Hoje, se apresentam as cantoras Maria Alcina e Zezé Motta. Amanhã é a vez de Fafá de Belém e Amelinha. "É a oportunidade de os paulistas verem a Amelinha pela primeira vez em dez anos", destaca Marques.

ÁLBUM - As intérpretes deste fim de semana estão presentes no primeiro volume de "Ataulfo Alves - 100 Anos". Outros nomes são Adeílton Alves, Alaíde Costa, Angela Ro Ro, Edith Veiga, Elba Ramalho, Elza Soares, a banda Língua de Trapo, Luiz Ayrão, Marília Medalha, Ná Ozzetti e Virginia Rosa.

No segundo disco, estão contidas as principais versões dos nomes contemporâneos para pérolas do mestre. Entre eles estão a banda 2ois, Anelis Assumpção, Edu Krieger, Fabiana Cozza, Márcia Castro, Quinteto em Branco e Preto, Romulo Fróes, Silvia Machete e Verônica Ferriani. Parcerias interessantes também foram formadas para o álbum, como a versão de Leva Meu Samba por Luana Carvalho e Quinteto em Branco e Preto, Errei Erramos com a Banda Dona Zica e o compositor carioca Luiz Melodia e O Que É Que Há, com o Cérebro Eletrônico e Maria Alcina.

MAIS HOMENAGEM - O produtor Thiago Marques se especializou em idealizar releituras de grandes compositores da MPB. Além de Ataulfo Alves, organizou revisitação das obras de Maysa, Dolores Duran, Cartola e Paulinho da Viola, entre outros nomes. O próximo a ganhar homenagem é o compositor paulistano Adoniran Barbosa, que completaria 100 anos em agosto. "Deve sair após o Carnaval, mas o especial do Ataulfo vai continuar paralelamente", diz.

100 Anos de Ataulfo Alves Show. Com Ataulpho Alves Jr., Amelinha, Fafá de Belém, Maria Alcina, Milena e Zezé Motta. Hoje, às 21h; e amanhã, às 18h. No Sesc Pinheiros (Teatro Paulo Autran) - Rua Paes Leme, 195, São Paulo. Tel.: 3095-9400. Ingr.: R$ 15.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;