Economia Titulo
Franquias crescem 15,64% em 2007
Por Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
31/03/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Quase sempre sinônimo de bom negócio, o setor de franchising (popularmente chamado de ‘franquias’) alcançou no ano passado um faturamento de R$ 46,04 bilhões, valor 15,64% maior do que o registrado em 2006. O número de unidades franqueadas chegou a 65.553 em todo o País e para este ano, a previsão é que o crescimento da receita seja, novamente, de dois dígitos: 15%, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

No Brasil, 1.197 empresas trabalham com o sistema de franquias. Em 2001, era a metade e o faturamento total era de R$ 25 bilhões.

“Com investimentos iniciais que variam de R$ 10 mil a R$ 1 milhão, a franquia é uma ótima opção para quem quer tocar o seu próprio negócio”, garante o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo.

Isso porque o franqueado (pessoa que compra os direitos de utilização da marca e tecnologia de determinada empresa) vai ter um negócio com marca consagrada e já experimentada. Além disso, tem acesso a uma série de informações, como análise do mercado e programa de marketing definido pela rede.

A escolha do melhor local, construção da estrutura física, sistemas de operação, controle de resultados também contam com orientação constante da matriz. “Isso leva a resultados bastante diferenciados. O índice de fechamento de uma franquia no primeiro ano, por exemplo, é de 1%, enquanto um negócio individual tem 25% de chances de fechar neste mesmo período”, afirma Camargo. O retorno do investimento pode ocorrer em até cinco anos, dependendo da franquia escolhida.

“É uma segurança maior. A gente tem mais suporte para administrar o negócio”, afirma a franqueada da rede Multicoisas no Shopping ABC, em Santo André, Christiane Marques de Souza. A loja inaugurada no dia 23 de fevereiro precisou de investimento inicial de R$ 450 mil (que inclui ponto, produtos, instalação de todo o sistema da loja, marketing, treinamento de pessoal). O retorno deve ocorrer em quatro anos.

“Minha família começou a investir em franquias em 1999. Já sabemos que é um negócio que dá certo, por isso investimos na Multicoisas”, conta Christiane. A rede varejista de utilidades domésticas com filosofia do ‘faça você mesmo’ nasceu em Campo Grande (MS) em 1984.

Franqueador - O contrato de franquia depende de cada rede. Com a Multicoisas, ele tem duração de cinco anos, período no qual o franqueado paga royalties mensais de 5% do faturamento e taxa de marketing de 1%.

De acordo com o diretor de marketing e expansão da Multicoisas, Luis Henrique Stockler, a rede possui 61 lojas no País, sendo 56 são franquias. O faturamento de 2007 foi de R$ 80 milhões. “A grande vantagem de termos franquia é que de modo geral os franqueados se envolvem com o negócio porque tem interesse direto no bom desempenho. Além disso, a rede consegue se expandir com mais facilidade, já que o investimento para abertura de uma nova unidade vem do franqueado”, afirma Stockler. Para este ano, a rede pretende abrir mais nove lojas.

O franqueado, no entanto, precisa acompanhar de perto o os processos de funcionamento da unidade. “É isso que garante o sucesso”, ressalta o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;