Setecidades Titulo Desafio de Redação
Estudantes pretendem provar talento
Por Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
03/09/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Alunos de sete escolas estaduais de bairros distantes do Centro de São Bernardo participaram ontem do Desafio de Redação. Além de concorrer aos prêmios, o intuito dessas crianças e adolescentes é provar que talento e criatividade não são atributos apenas dos estudantes da região central. O concurso é promovido pelo Diário e pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e envolve todo o Grande ABC.

"No ano passado, 14 alunos desta escola foram classificados no Desafio", lembra a professora de português Maria do Socorro Bitu de Menezes, 37 anos, da EE José Gonçalves de Andrade Figueira, localizada no Jardim da Represa. "Isso mostra que os estudantes da periferia também se esforçam, mesmo que talvez faltem mais oportunidades, já que a maioria das iniciativas é voltada às unidades centrais."

Pelo menos três participantes da escola, Emily Sabrina Siqueira Pereira, Gustavo Ronch da Silva, Mirele Pereira Siqueira, de 11 anos, da 5ª série, estão empenhados na disputa.

"Português é minha matéria preferida, além do mais com o concurso tenho a chance de ganhar um computador", diz Emily, que sonha em ser jornalista. Ela conta que já ganhou um concurso de redação, por isso está cheia de expectativas. "Temos bons alunos por aqui."

Gustavo Ronch lembrou em sua redação que com a internet é possível manter contato com amigos que moram longe. Já Mirele Pereira escreveu que a rede pode ser um meio de fazer novas amizades. Ambos torcem para serem premiados com computadores.

Entres os participantes da EE Francisco Emygdio Pereira Neto, no bairro Demarchi, a vontade de se superar foi maior do que a de ganhar prêmios.

Para Talita Maria Salviano, 16, aluna do 2º ano do Ensino Médio, expressar sua opinião por meio da escrita é muito prazeroso. "Quero estudar Filosofia. Por isso, para mim, escrever, ler e pensar é muito importante. Mas acredito que todos sejam capazes e tenham possibilidade de sair vencedores do Desafio."

Os colegas de sala Renan Nijenhuis Celestino e Priscila Jordão Zampieri, 17, também compartilham a paixão pela escrita. Ele fez a redação intitulada, Amizade de Rua, Amizade em Extinção, com uma crítica aos amigos virtuais. Já Priscila escreveu sobre a influência das amizades ruins.

Na sala da 8ª série, Luana Vitória Borges, 15, é outra das fortes concorrentes. "Escrever é sempre bom, traz experiência e conhecimento." Ela fez um texto chamado Amigo Perigo baseada nos problemas que podem ser acarretados pelos sites de relacionamento. "O jovem tem acesso muito fácil à internet, e fica exposto."

Crianças querem ganhar computadores

Entre os participantes matriculados no Ensino Fundamental a grande torcida é pela conquista dos computadores. Para a maioria das crianças, a única forma de acessar a internet é recorrer às lan houses. Por outro lado, o acesso restrito não prejudica a criatividade.

Na EE Octávio Mathias Roxo Nobre, tanto Eulla Paula de Oliveira da Cruz, 10, da 5ª série, como Noemi Dayani da Cruz Silva, 12, da 6ª, aproveitaram o Desafio de Redação para contar histórias que aconteceram na vida real. "Eu tinha uma amiga que só conversava pela net, e depois começamos a estudar juntas", diz Noemi. Já Eulla fez uma amizade que foi retomada por causa da web. Renata Silva Cordeiro, 11, da 6ª, escreveu sobre o verdadeiro valor da amizade.

A diretora da escola, Yvone Algaba de Souza, lembrou que o concurso também serve como avaliação, pois traz uma visão externa do desempenho da escola.

ORKUT
Os alunos da 5 série da EE Ayrton Senna da Silva, Livia Evelin Ferreira da Silva, 10, e Willian Roberto Moraes de Bastos, 12, usaram o site de relacionamentos Orkut como fonte de inspiração. "Foi bom participar porque é um treino para que no futuro eu possa tentar ganhar uma bolsa de estudos", conta Willian.

Objetivo é reunir aproximadamente 100 mil textos

Do início do Desafio de Redação - em 11 de agosto - até agora, cerca de 53 mil textos foram produzidos. A expectativa é de que outras 50 mil redações sejam reunidas até o dia 18 de setembro, quando termina a aplicação das provas.

Cerca de 300 escolas particulares e públicas devem ser contempladas pelo projeto. O evento já passou pelas cidades de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá. Hoje o Desafio estará em Santo André, São Caetano e São Bernardo (veja tabela abaixo). As escolas de Diadema também receberão o projeto.

Podem participar estudantes das redes pública e privada que estejam regularmente matriculados e cursando entre 5ª a 9ª séries do Ensino Fundamental, 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, além de alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e Tele-sala.

Este ano, os alunos do Ensino Fundamental têm o desafio de escrever sobre os contatos humanos mediados pela tecnologia, com o tema Amizade.com. Os participantes do Ensino Médio abordam os valores das relações interpessoais com a temática Amizade na Rua.

A correção dos trabalhos será feita por uma equipe de 70 alunos voluntários da USCS. Ele levarão em conta critérios como coesão com o tema, criatividade, coerência gramatical, legibilidade e obediência ao número de linhas (de 20 a 30).

Ao todo, serão premiados alunos de seis categorias com bicicletas, TVs e computadores. O autor da melhor redação do 3º ano do Ensino Médio ganhará uma bolsa de estudos da USCS.

A vencedora da primeira edição do Desafio de Redação, no ano passado, foi Ágata Cruz Cardoso, 18, aluna da EE Theresinha Sartori, em Mauá. Ela ganhou uma bolsa de estudos integral na USCS para cursar Farmácia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;