Política Titulo Fim de Ciclo
Marinho deve
deixar o Consórcio

Prefeito de São Bernardo diz a aliados que não
tentará reeleição; Gabriel Maranhão mira sucessão

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
13/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), tem sinalizado a aliados que não pretende continuar no comando da entidade no biênio de 2015/2016. E, a seis meses da eleição na entidade regional, o chefe do Executivo de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), desponta para assumir o colegiado a partir de janeiro.

Ciente da confissão de Marinho, Maranhão iniciou busca de apoio para assumir o controle do clube de prefeitos da região. Publicamente, também tem dado mostras que quer chefiar o Consórcio. A principal, segundo pessoas que frequentam a instituição, foi a declaração de voto à presidente Dilma Rousseff (PT).

Foi no mandato de Dilma que o Consórcio recebeu maior volume financeiro para obras nas sete cidades. Há duas semanas, foi assinado documento liberando a transferência de R$ 461,6 milhões ao grupo para execução de serviços de Mobilidade Urbana – para Rio Grande da Serra, serão distribuídos R$ 41 milhões via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O gesto de Maranhão a favor de Dilma foi bem recebido pela maioria dos prefeitos do Consórcio Intermunicipal, prioritariamente entre os petistas Donisete Braga (Mauá), Carlos Grana (Santo André) e Marinho – os peemedebistas Paulo Pinheiro (São Caetano) e Saulo Benevides (Ribeirão Pires) também pedirão votos para Dilma.

O adversário de Maranhão na eleição pelo comando do colegiado pode ser Lauro Michels (PV), de Diadema. Atual vice-presidente do grupo, o verde se aproximou bastante de Marinho nos últimos dois anos e, para aliados, não descartou querer comandar a instituição regional.

SAÍDA
Único prefeito em segundo mandato na região, Marinho terá pela frente, no próximo um ano e meio, a missão de manter seu grupo à frente do Paço de São Bernardo na eleição de 2016. Entre governistas há sentimento que o pleito municipal será árduo e o prefeito terá de levar seu candidato praticamente pela mão nas ruas de São Bernardo.

Para isso, utilizará o período para trabalhar o nome escolhido para tentar sucedê-lo – secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli (PT), e o presidente licenciado do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira (PT), são os principais cotados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;