Diarinho Titulo Copa do Mundo
Suíça e Equador estão na expectativa de superar o passado
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
13/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Mesmo sem nunca terem conquistado um título, Suíça e Equador podem surpreender nesta Copa do Mundo. Integrantes do Grupo E (no qual também estão França e Honduras), fazem a partida de estreia em 15 de junho, às 13h, no Estádio Nacional, em Brasília.

Comandada pelo experiente técnico alemão Ottmar Hitzfeld, a seleção suíça é famosa por seu sistema defensivo. Já participou de nove edições do Mundial. Em três oportunidades (1934, 1938 e 1954), chegou às quartas de final. Também foi até as oitavas de final em 1994 e 2006.

O time, que ficará hospedado em Porto Seguro, na Bahia, tem como craques o goleiro Diego Benaglio (VfL Wolfsburg, da Alemanha), o zagueiro Philippe Senderos (Valencia, Espanha) e o meia-atacante Xherdan Shaqiri (Bayern de Munique, Alemanha).

O Equador teve apenas duas participações em Mundiais (2002 e 2006). Na última ocasião, na Alemanha, os equatorianos chegaram às oitavas de final. Apesar da falta de tradição, a seleção tem melhorado seu desempenho nos últimos anos.

O time é dirigido pelo técnico colombiano Reinaldo Rueda e ficará concentrado em Viamão, no Rio Grande do Sul. Os destaques são o atacante Felipe Caicedo (Al Jazira, Emirados Árabes), o meia-atacante Antonio Valencia (Manchester United, Inglaterra) e o meia Christian Noboa (Dynamo Moscou, Rússia).

A seleção equatoriana ainda se recupera de uma tragédia. O atacante Christian Benítez – uma das estrelas do time – morreu no ano passado.


Suíça

Nome oficial: Confederação Suíça.
Capital: Berna.
Localização: Europa Central. Faz fronteira com Áustria, França, Itália, Alemanha e Liechtenstein.
Área: 41.277 km².
População: 8 milhões.
Relevo, clima e vegetação: Grande parte do território é formada por altas montanhas (famosos Alpes suíços). Há também planalto com colinas e muitos lagos. A temperatura varia de acordo com a altitude; o inverno costuma ser bem frio e chuvoso, e o verão é ameno e úmido. Com diferentes tipos de vegetação, tem arbustos, pinheiros, carvalhos e faias.
Idiomas oficiais: Alemão, francês, italiano e romanche.
Moeda: Franco suíço.
Esportes populares: Esqui e alpinismo.
Governo: Confederação, semelhante a uma república federal. O presidente é Didier Burkhalter.
Economia: Destaque para o setor de serviços e turismo. É famosa fabricante de relógios e chocolate; tem ainda indústria química, têxtil, de máquinas e instrumentos de precisão. Entre os principais produtos agropecuários estão grãos, frutas, carne e ovos.
Curiosidades: Há milhares de anos o território já era ocupado por tribos de origem celta. A mais influente era a dos helvécios. Tempos depois foi invadido pelos romanos e, mais tarde, por povos germânicos. Atualmente, é um dos países com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Na cidade de Genebra fica o Cern (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), um dos maiores e mais importantes laboratórios do mundo.


Equador

Nome oficial: República do Equador.
Capital: Quito.
Localização: América do Sul. Banhado pelo Oceano Pacífico, faz fronteira com Colômbia e Peru.
Área: 283.561 km².
População: 15,6 milhões.
Relevo, clima e vegetação: O território é formado por planície costeira e planalto central, onde fica a Cordilheira dos Andes com picos gigantescos e vulcões. O clima varia bastante; é tropical em toda a costa e frio nas altas altitudes. Ao Leste há parte da Amazônia. A biodiversidade é rica com muitas espécies vistas apenas nas Ilhas Galápagos (que integram o país).
Idioma oficial: Espanhol ou castelhano.
Moeda: Dólar norte- americano.
Esporte popular: Futebol.
Governo: República presidencialista. O presidente é Rafael Correa Delgado.
Economia: A indústria petrolífera é a mais importante do país, que também fabrica roupas, alimentos processados, produtos químicos e de madeira. O setor agropecuário cultiva café, cacau, banana, mandioca, gado, porco, camarão e cana-de-açúcar.
Curiosidades: Antes dos europeus, o território foi ocupado pelos Incas. A partir de 1531, os espanhóis dominaram a região. A independência só ocorreu em 1822, quando passou a integrar a República da Grã-Colômbia até se separar em 1830. Entre as décadas de 1940 e 1990 esteve em conflito com o Peru. A cultura tem influências europeia, africana e, principalmente, indígena.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;