Memória Titulo
Pauta 2010: a memória dos trabalhadores

Memória se propõe para este 2010 que começa a falar um pouco dos trabalhadores, aqueles homens de todas as nacionalidades e de todos os Estados

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Memória se propõe para este 2010 que começa a falar um pouco dos trabalhadores, aqueles homens de todas as nacionalidades e de todos os Estados brasileiros que um dia descobriram o Grande ABC, ou aqui nasceram, e levaram adiante o trabalho urbano na fábrica.
Começamos pela categoria química. Seu sindicato guarda os dois primeiros livros de associados. Eles foram cedidos à Memória por empréstimo pelo presidente do sindicato da categoria, Paulo Lage. Elegemos uma lista inicial de 1.500 registros, os mais antigos.
Destes mais antigos químicos sindicalizados, 12 nasceram em 1º de janeiro.
1 - Giusepi Orsari. 1882. Cremona, Itália. Foguista da Formicida Capanema, do Bairro Santana, Ribeirão Pires.
2 - Thomaz Vano. 1894. Itobi (SP). Carpinteiro da Rhodia. Morava na Rua Coronel Fernando Prestes, 725.
3 - Antonio Tartari. 1898. Pedreira (SP). Servente de fabricação da Rhodia Química. Morava na Rua Ministro Calogeras.
4 - Carlos Marcolli. 1899. Fossano, Itália. Modelador da Companhia Brasileira de Cartuchos. Residia à Rua das Aroeiras, 13.
5 - Nazarim Spinucci. 1899. Ascoli, Itália. Destilador da Sociedade de Produtos Agrícolas Industrial (SPAR). Morava na Rua Luiz Pinto Flaquer.
6 - Benedito Ribeiro. 1904. Monte Mor (SP). Destilador da Rhodia Química. Residia na Rua Natal, 249.
7 - José Cavinatto Filho. 1904. Jaú. Industriário da Rhodia. Residia na Avenida Andrade Neves, 738.
8 - Paulo Capito. 1907. Cravinhos. Destilador da Rhodia. Residia na Rua Japão, 300.
9 - Hermando Barbetta. 1913. Amparo. Servente da SPAR. Residia na Rua Siqueira Campos, 54.
10 - Oslerindo P. Alvim. 1917. Natural de Carmo do Paranaíba (MG). Trabalhava na fabricação da Rhodia e residia na Rua Rio Abaixo, 32.
11 - Michelino Francisco. 1917. São Paulo. Servente da Rhodia. Residente na Rua Araci, em Vila Curuçá.
12 - Ivone Italina Cimenti. 1929. Nasceu no Bairro do Brás, na Capital. Funcionária da empresa Zarzur. Residia na Rua Londres, 699.
Da lista geral, muitos nasceram nos últimos anos do século 19. E os mais jovens são do começo dos anos 1930 (poucos). Constata-se que a maioria veio do interior de São Paulo. Mas há vários estrangeiros e de outros estados. O levantamento se transforma em subsídios importantes para o estudo da formação étnica do Grande ABC.
E há as empresas. A Rhodia Química dispara na frente como a maior empregadora química. Outras encerraram atividades, mudaram do Grande ABC, se associaram a outras modificando a razão social. O exemplo que deixamos é o da L. Queiroz. Quem sabe dizer onde ficava a empresa desta foto?
AMANHÃ EM MEMÓRIA - Os químicos pioneiros nascidos em 2 de janeiro. E assim por diante...

Turma do Rudge
Valdivino Germano calcula que 130 rapazes de Rudge Ramos que viveram a juventude no bairro na década de 1960 participaram do terceiro reencontro, realizado em 19 de dezembro no estacionamento da Transportadora Thomé, na Rua do Sacramento. A maior parte está na foto, tirada por um dos participantes, Helio Schiezari.
Do grupo, nós da Memória, mais o próprio Helio Schiezari, conseguimos relacionar 80 nomes. Eles estarão conosco aqui na página até o fim do ano, na data do seu aniversário. Cada um já foi orientado a separar fotos familiares que contem um pouco a história deste Rudge Ramos transformado em relação ao antigo Bairro dos Meninos.
A mesma proposta está sendo colocada à Turma da Rua dos Italianos, em Santo André. Claro, outras turmas podem e devem ser formadas. Memória abrigará a todas com o propósito final de ajudar na construção da Memória do Grande ABC.

SANTOS DO DIA
Maria, Almáquio, Fulgência (padroeira dos Procuradores), Odilão e Senhor dos Navegantes.
Antigamente, nesta data se celebrava a Circuncisão do Menino Jesus, como mostra a ilustração.
Acervo da estampa: Vangelista Bazani e João de Deus Martinez

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 1º de janeiro de 1980

Manchete - Em sua mensagem de fim de ano, Figueiredo pede austeridade para acabar com distorções.

Igreja - Papa João Paulo II condena violência e renova apelos à paz.

Santo André - Favelados de Vila Palmares erguem em mutirão suas casas de alvenaria.

EM 1º DE JANEIRO DE...

1949 - Instalado, oficialmente, o Município de São Caetano com o apêndice "do Sul" no nome.

1955 - Instalados, oficialmente, os Municípios de Mauá e Ribeirão Pires.

1959 - Assumem os novos prefeitos em várias cidades. No Grande ABC, Oswaldo Gimenez em Santo André e Lauro Gomes em São Bernardo. Não havia coincidência de mandatos em todas as cidades.

HOJE
Dia Mundial da Paz
Dia da Fraternidade Universal
Dia do Município.

Falecimentos

Virginio Dias de Oliveira

(Inhampube, BA, 19-12-1919 - Santo André, 11-12-2009)

Há dois pontos de pioneirismo na vida de Virginio Dias de Oliveira que marcam a sua mudança da Bahia para São Paulo: foi um dos pioneiros do Parque Capuava, em Santo André; e fez parte da primeira leva de trabalhadores da Refinaria de Capuava. Trabalhou até se aposentar na Recap, saltando do cargo inicial de ajudante para o de operador, um dos mais importantes da refinaria na linha de produção.
Também foi corajoso Virginio. Do trabalho na roça no Nordeste, já casado com Maura Maria de Jesus e pai de cinco filhos, transferiu-se para Santo André e aqui reconstruiu toda sua vida. Por seis meses morou no Parque Novo Oratório; depois, o Parque Capuava, onde construiu uma casa espaçosa para abrigar os filhos: 13 no total, contando mais oito que nasceram em Santo André.
Filho de José Dias de Oliveira e de Lonidia Maria da Conceição, Virginio era um homem calmo, de quem todos gostavam. E trabalhador. Era alegre também. Adorava um forró. Tocava pandeiro e sanfona nos bailes nos arredores de sua casa, como a Sociedade Amigos do Parque Novo Oratório, a PO; e a do Parque Capuava.
A filha Ivani, a primeira que nasceu em Santo André, reside hoje em Alagoas, mas todo final de ano vem visitar os pais. Os demais irmãos moram ou trabalham no Grande ABC: Marinalva, José, José Augusto, Arnaldo, Luiz, Elizete, Luzinete, Janete, Reginaldo, Antonio Carlos, Renato e Hélio.
Virginio Dias de Oliveira partiu com quase 90 anos. Deixa viúva dona Maura, de 82 anos. Foi sepultado no Cemitério de Vila Curuçá, em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;