Cultura & Lazer Titulo
Árvore recém-descoberta pode desaparecer
Por Bruna Ventura
Ciência Hoje/RJ
26/04/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Azeitoninha das nuvens é como os pesquisadores apelidaram uma espécie de árvore (Symplocos atlantica) descoberta recentemente. O apelido se deve a seus frutos pretos, no formato de azeitonas, e à sua localização, na floresta nebular - também conhecida como mata de neblina. Trata-se de um tipo de vegetação inserido na Mata Atlântica ou em outros biomas.

Na porção da Serra do Mar onde vive a azeitoninha, essa formação ocorre a partir de 1.100 metros acima do nível do mar e apresenta constante condensação de umidade, baixas temperaturas e ventos frequentes. Com o avanço do aquecimento global, entretanto, as altas temperaturas podem ameaçar toda a floresta nebular, e a azeitoninha das nuvens, que acaba de ser identificada, pode entrar na lista de espécies vegetais ameaçadas de extinção.

O biólogo Ricardo Bertoncello, que pesquisou sobre a floresta nebular em seu mestrado na Universidade Estadual de Campinas, publicou a descrição da espécie junto com o biólogo João Aranha Filho no Harvard Papers in Botany. Ele conta que a sua ocorrência se restringe a topos de morros e que, por enquanto, ela só foi encontrada na Serra do Mar, na divisa entre Paraty (RJ) e Ubatuba (SP).

Caracterizada por sua baixa estatura (altura máxima de nove metros), ramos bastante retorcidos, folhas grossas, flores brancas e pequenas, além dos frutos carnosos, a espécie não resistiria longe de seu habitat: "Estudos recentes indicam que o aumento na média da temperatura global acarretaria uma elevação do cinturão de nuvens e o aumento da evapotranspiração, levando a uma dupla perturbação no ambiente", afirma Bertoncello.

Neste contexto, muitas espécies de topo de morro estariam ameaçadas, podendo ocorrer perda de biodiversidade, invasão de espécies de altitudes menores e possível desaparecimento das florestas nebulares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;