Setecidades Titulo
Parada Gay colore domingo em Santo André
Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
26/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Santo André ganhou o colorido do tons do arco-íris ontem. A cidade foi sede da 4ª Parada do Orgulho LGBT, que contou com a participação de cerca de 10 mil pessoas.

A manifestação foi aberta com o hino nacional e discurso de representantes da causa homossexual, além da vice-prefeita da cidade, Dinah Zekcer. "Você não pode mudar as pessoas, aprender a respeitar é necessário", afirmou Dinah.

A auxiliar de produção Michele Gacomelli da Silva, 23 anos, acredita que a maior importância da festa é a luta pelo respeito. "Ainda tem muito preconceito. Sou de Mauá e lá não acontecem mais eventos como este por causa da violência contra os homossexuais. Não é só festa. Aqui queremos dizer que somos iguais a todo mundo. É preciso saber respeitar mais."

ORGANIZADO - Neste ano, a paz foi selada entre a ONG Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual, a polícia militar e a Prefeitura - o oposto do ocorrido no ano passado, quando a polícia militar impediu a circulação de um dos trios elétricos por falha na documentação, causando revolta dos participantes.

"A preparação foi muito diferente. A documentação foi apresentada um mês antes e puderam ajustar o que não estava adequado", explicou o tenente coronel Mário Roberto Camargo, responsável pela segurança da festa.

A drag queen e também porta-voz da 4ª Parada do Orgulho LGBT, Léo Aquila, acredita que houve grande evolução na luta contra o preconceito. "Tudo foi um aprendizado. A festa, na verdade, começa hoje. Vamos deixar de viver uma época de polícia para viver uma época de política. É a voz dos gays dizendo que precisamos de leis que nos tornem iguais, nada mais que isso", disse. A cantora Vanusa também marcou presença na abertura do evento e cantou uma versão em português para a música I Will Survive, de Gloria Gaynor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;