Cultura & Lazer Titulo
Globo de ouro tem suas apostas
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
13/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Já está aberta a temporada de premiações em Hollywood. Um dos mais importantes eventos do gênero, a 67ª edição do Globo de Ouro ocorre domingo, em Los Angeles, e traz um total de 25 categorias, sendo que 13 delas são destinadas a produções cinematográficas - o restante leva em conta programas e filmes lançados para a televisão.

O principal concorrente da festa é o drama Amor Sem Escalas, dirigido por Jason Reitman (Juno). O longa, que estreia nas salas brasileiras no dia 22, conta a história do consultor Ryan Bingham, papel de George Clooney, que tem o objetivo de acumular 1 milhão de milhas aéreas como passageiro.

No total, concorre em seis categorias. As boas críticas em todo o mundo fazem dele um forte candidato como melhor filme de drama, sem esquecer que o trabalho do protagonista também pode render a Clooney o prêmio de melhor ator dramático. O restante das indicações são: melhor diretor, melhor roteiro e uma dobradinha com Anna Kendrick e Vera Farmiga em melhor atriz coadjuvante.

Outro destaque do Globo de Ouro deste ano será Nine, com estreia no Brasil programada para dia 29. Dirigido por Rob Marshall, também responsável por Chicago (2002), o filme é baseado em Oito e Meio (1963), de Federico Fellini (1920-1993) e traz grande elenco, com estrelas como Sophia Loren, Nicole Kidman e Kate Hudson.

Quem encabeça o grupo é o sempre competente Daniel Day-Lewis, que desponta como favorito ao prêmio de melhor ator de musical ou comédia por seu trabalho como o diretor italiano Guido Contini. Apesar do belo casting feminino, as críticas internacionais dizem que quem se sobressai é a espanhola Penélope Cruz, intérprete da sedutora Carla e possível vencedora da categoria melhor atriz coadjuvante.

Quem corre por fora, mas com muita badalação do público, é o ótimo Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino. A aventura do grupo de soldados norte-americanos judeus que tem como objetivo caçar alemães concorre em quatro categorias, entre elas melhor filme de drama, melhor direção e melhor roteiro.

Apesar de grande parte das atenções do longa estar voltada à parceria entre Brad Pitt e o cult diretor norte-americano, o grande destaque fica por conta da magnífica atuação do austríaco Christoph Waltz como o coronel nazista Hans Landa, também conhecido como o Caçador de Judeus. A torcida está para que ele receba o globo de ouro de melhor ator coadjuvante.

Uma das surpresas do evento poderá ser a premiação de uma artista que nunca chamou a atenção por seus dotes dramáticos justamente como melhor atriz de drama. É Sandra Bullock, por seu papel em The Blind Side, ainda sem título definido em português e data para chegar ao Brasil. No drama, ela interpreta Leigh Anne Tuohy, mulher que ajuda um jovem sem-teto a se reerguer e o leva ao estrelato como astro do futebol americano.

Conhecida por seu currículo recheado de comédias e romances, ela afirmou que o sucesso na produção mais séria é completamente inesperado e irreal. Caso não vença, ainda tem chance de não sair de mãos vazias da festa por sua performance no água com açucar A Proposta, no qual concorre como melhor atriz de musical ou comédia.

Com apenas duas indicações, Avatar faz parte da lista de filmes que sofrem um certo preconceito das premiações por conta do abuso de efeitos especiais. Não deve ganhar como melhor filme de drama, mas o revolucionário trabalho de mais de uma década de James Cameron deve lhe render o prêmio de melhor diretor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;