Cultura & Lazer Titulo
Épicos voltam à telona
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
01/01/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Um dos gêneros mais populares do cinema são os filmes épicos. Recheados de ação, majestosos cenários e referências mitológicas, esse tipo de produção faz parte do grupo dos blockbusters, com milhões de cópias espalhadas pelo mundo e com forte apelo popular. Este ano promete: três longas já começam a chamar a atenção do público.

O primeiro a estrear é o juvenil Percy Jackson - O Ladrão de Raios, que chega aos cinemas no dia 12 de fevereiro. Com direção de Chris Columbus - que tem no currículo Esqueceram de Mim 1 e 2 e as duas aventuras iniciais de Harry Potter -, o filme conta a história de Percy, menino de 12 anos com sérios problemas de comportamento. Sua vida muda quando descobre ser um semideus: filho de Poseidon com uma mortal. Agora, o garoto terá de usar seus poderes para resgatar a mãe e devolver a Zeus seus raios roubados, assim impedindo uma guerra entre os deuses.

A produção é uma adaptação para os cinemas do conto homônimo escrito pelo norte-americano Rick Riordan. A série de livros tem potencial para tornar-se uma forte franquia cinematográfica.

No dia 2 de abril é a vez do público brasileiro acompanhar a saga de Perseu (Sam Worthington) na refilmagem de Fúria de Titãs. O épico grego mostra a ira do corajoso guerreiro, filho de Zeus, quando o infernal Hades mata sua família. Sem nada a perder, Perseu reúne grupo de destemidos aliados para desafiar a força dos deuses.

A direção fica a cargo do francês Louis Leterrier (O Incrível Hulk), que aposta nos mais modernos efeitos especiais para superar a versão de Desmond Davis, de 1981, um clássico do cinema-aventura.

Baseado na popular saga dos games Prince of Persia, o filme Príncipe da Persia: As Areias do Tempo tem como protagonista Jake Gyllenhaal (O Segredo de Brokeback). No papel do Príncipe Dastan, ele é acusado de assassinar o soberano da Pérsia, Shahrman, e acaba banido do reino. Para seu retorno, ele terá a ajuda de uma mágica adaga ancestral que contêm as areias do tempo, presente dos antigos deuses capaz de fazer seu portador voltar no tempo.

O projeto do cineasta Mike Newell e dos estúdios Disney tem a produção do Midas Jerry Bruckheimer, responsável por sucessos como Armageddon (1998), A Lenda do Tesouro Perdido (2004) e a trilogia Piratas do Caribe. O ambiente lembrando a animação Alladin (1992) promete ser uma das grandes bilheterias do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;