Diarinho Titulo
Trem muda de linha
Juliana Ravelli
Especial para o Diário
17/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A relação do Grande ABC com o trem é antiga. Em 1867, foram construídas as primeiras estações em Santo André e Rio Grande da Serra. Em 1883, foi a vez de São Caetano ganhar a sua. Depois vieram as outras. Por muitos anos, os vagões transportaram imigrantes que chegavam no Porto de Santos. Alguns ficaram por aqui, outros seguiram adiante.

Em pouco mais de 100 anos muita coisa mudou. No entanto, todos os dias continuam a levar pessoas para casa, ao trabalho e a vários outros lugares. Esses passageiros com destinos certos - ou não - são os personagens da peça Mauá-Pirituba: O Expresso das Contradições.

O espetáculo gratuito será exibido no sábado (23), às 17h, na Praça 22 de Novembro, em Mauá. Haverá mais duas apresentações na região: domingo (24), às 16h, na Praça do Carmo, em Santo André, e sábado (30), às 17h, na Praça Cardeal Arcoverde, em São Caetano. Depois, segue para vários pontos da Capital.

Nove atores da Cia. Grite de Teatro e um convidado interpretam trabalhadores em geral, além de vendedores ambulantes, mendigo, travestis e prostitutas. O cenário simula um vagão do trem que viaja de Mauá a Pirituba. A cada estação, surge uma história bem diferente.

Kleber Di Lázzare, diretor da Cia., explica que a equipe desenvolveu pesquisa durante um ano. "Viajamos de trem e conversamos com muita gente. O texto é baseado em depoimentos reais que foram gravados." Segundo o dramaturgo, o espetáculo mistura humor e drama. Além de atuar, o elenco canta três músicas ao vivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;