D+ Titulo
Na barra do lápis
Por Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
13/04/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Ajustadas, em formato cilíndrico, da cintura até os joelhos ou um pouco mais abaixo, as saias do tipo lápis são definidas pelo historiador Marcos Sabino como elemento de fetiche. “São associadas à imagem de mulheres sérias, mas sensuais”, define em seu Dicionário da Moda. E nessa estação, elas voltaram com tudo para realçar ainda mais a feminilidade da mulher e deixar os visuais com um ar de anos 1950.

Sabino explica que as peças foram muito adotadas no Brasil na década de 1950 e parte da de 1960, quando costumavam ser complementadas por escarpins e conjuntinhos twin-set. Hoje, elas podem ser usadas com saltinho mais baixo, blusas soltinhas e cintos que marcam a silhueta.

“Saia do tipo lápis é boa para quem tem perna mais alongada e fina e é mais alta, sem culote ou quadril muito largo. É perfeita para quem tem estrutura de corpo mais reta”, afirma a consultora de moda Patrícia Tucci. O conselho é usar uma blusa levemente solta ou justa. Não dá para ser muito larga que o look fica desequilibrado.

Na hora de combinar, a idéia de Patrícia é colocar sobre um modelo xadrez um casaqueto ajustado. Saias de camurça podem ser usadas com bota baixa e blusa de tricô. “Um jeito chique é usar saia de microfibra preta, um escarpim bonito e uma blusa mais agarrada que pode ser de seda ou de cetim”, diz a consultora.

O complemento pode ser um salto baixo, mas calçados sem salto nenhum deixam a roupa estranha. Patrícia diz que passa uma sensação de leveza e suavidade que não combinam com sandálias rasteiras. O mesmo cuidado deve ser tomado ao escolher o casaco. Os muito pesados dão impressão de que a pessoa tem pernas muito finas e barriga.

Dicas

* Se a saia é estampada, a blusa deve ser de uma das cores da estampa.

* Com saia estampada, o calçado deve ser da cor da pele.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;