Setecidades Titulo
Coreia do Sul renasce da educação
Do Diário do Grande ABC
14/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O juiz Gersino Donizete do Prado, titular da 7ª Vara Cível de São Bernardo, voltou impressionado da Coreia do Sul, onde esteve recentemente proferindo palestra na Convenção Mundial para Pastores Líderes, a convite do pastor David Yonggu Cho, que preside a igreja coreana Yoido Full Gospel Church, considerada a maior igreja evangélica do mundo. Foi nessa sede que Gersino proferiu palestra para empresários de todo o mundo.

Preparou-se para falar sobre família, mas, justamente pela presença de plateia basicamente do mundo de negócios, foi solicitado que falasse sobre esse universo. Apesar do discurso pronto sobre o outro tema, saiu-se bem ao defender a tese que o sucesso profissional depende da família.

Gersino não ficou admirado unicamente pela receptividade em Seul, onde comandou a delegação brasileira, mas com a estrutura da Coreia do Sul. O país, que viveu sob ditaduras militares de 1960 a 1980, evoluiu em direção à democracia, ao mesmo tempo em que, promovendo uma revolução educacional, tornou-se uma nação altamente industrializada.

"Fiquei impressionado com o que vi. Crianças nos parques aproveitando a hora de lazer para ler. Parques bem estruturados. Cidade extremamente limpa. Sistema organizacional de administração pública invejável", comenta.

O magistrado fez questão de conhecer o rio Cheonggyecheon, considerado referência mundial em humanização de cidades, não só pela despoluição das águas, mas pela construção de parques lineares que devolveram o contato das margens aos moradores, que é a sétima maior do mundo em número de habitantes - tem 10,3 milhões de pessoas.

"Quem vê a água limpa descendo pelo rio, usufruindo das áreas, não imagina que até o início desta década aquela era apenas mais uma zona urbana degradada, tão poluída como os nossos Tamanduateí e Tietê e Pinheiros. O governo despoluiu todo o canal e ampliou a quantidade de áreas verdes. Hoje, as pessoas caminham tranquilamente por lá."

Segundo Gersino, para facilitar o acesso ao local, além da construção de pontes, o sistema de transporte coletivo foi ampliado. Os moradores dispõem de boa rede de metrô. "O visitante que chega para, talvez, um encontro de negócios, tem em um só ponto todo tipo de atrativo, sem a necessidade de alugar um carro", detalhou o juiz, que regressa ao Grande ABC cheio de projetos para melhorar da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;