Cultura & Lazer Titulo
Festival Anima Mundi reúne o melhor do desenho animado
Por Do Diário do Grande ABC
27/06/1999 | 15:44
Compartilhar notícia


Julho vai ser o mês do desenho animado. Primeiro no Rio e depois em Sao Paulo. Entre os dias 9 e 18 será realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e no Espaço Cultural dos Correios a sétima ediçao carioca do festival Anima Mundi, com a exibiçao de mais de 400 filmes e vídeos. Haverá também workshops e palestras de produtores e diretores, além de cursos para iniciantes, que poderao fazer filme de animaçao. Em Sao Paulo, entre os dias 21 a 25, vai ocorrer a terceira ediçao do festival, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Espaço Unibanco.

"Este ano é um marco para o Anima Mundi, pois tivemos 70 trabalhos brasileiros inscritos contra 27 no ano passado", comemora César Coelho, um dos criadores da mostra e seu curador até hoje, ao lado de Aída Queiróz, sua sócia numa produtora de animaçao, Léa Zagury e Marco Magalhaes, que atualmente moram nos EUA. "E muitos desses 70 animadores fizeram seu primeiro trabalho conosco, em outras ediçoes do Anima Mundi."

Dos inscritos, 48 foram selecionados para exibiçao em diversas mostras e, apesar de as técnicas de animaçao serem variadas, todos têm o humor como ponto comum.

Sucesso internacional - Mas as novidades desse ano vêm de fora também, com desenhos da Croácia, Turquia, Coréia e Hong Kong, estreantes no festival. Ao lado de visitantes tradicionais como os canadenses, os americanos, os checos, ingleses e franceses, que mandaram desenhos tanto para a mostra oficial (de onde sai um desenho vencedor escolhido pelo público) quanto para as paralelas, que este ano se dividiram entre os pioneiros da animaçao e os contemporâneos.

"Conseguimos muitos desenhos porque vamos a festivais de todo o mundo e, como o nosso já é conceituado, recebemos muitas propostas também", diz Coelho.

Como sua opiniao nao interfere na premiaçao da mostra oficial, ele se sente à vontade para escolher seu filmes preferidos. Em animaçao tradicional (ou seja, desenho feito em computador ou à mao) ele cita o irlandês Midnight Dance, de John McCoskey; o checo For Ever and Ever, de Micaela Pávlátova; e Surprise Cinema e The Exciting Life of a Tree, ambos de Bill Plinton, ex-cartunista do Washington Post e hoje um apaixonado pela animaçao. Em stop motion (técnica de filmar objetos maleáveis ou nao), Coelho recomenda os brasileiros Amassa Que Elas Gostam, de Fernando Coster, e o norte-americano More, de Mark Osborne, que concorreu ao Oscar de 1999.

Primeiro desenho - O workshop, no Rio e em Sao Paulo, será feito por Mike Melzer, da equipe de Tim Burton (O Estranho Mundo de Jack), que agora trabalha em Dinossauros produçao da Disney para 2000. Especialista em stop motion, ensinará tecnicas de iluminaçao de cena e construçao de bonecos.

"Melzer falará para quem domina alguma técnica, mas os iniciantes poderao sair com seu primeiro desenho" avisa Coelho. Este ano, foi criado também o Papo Animado com retrospectiva e palestras. A grande estrela é o americano Eric Darnell (co-diretor de FormiguinhaZ), ao lado da inglesa Joanna Quin do francês Jacques Rémi e do brasileiro Wilson Lazaretti, do Núcleo Animaçao de Campinas.

O número de lugares disponíveis nas salas de exibiçao foi dobrado. Serao 495 lugares, cinco salas, com sessoes das 12 às 20 horas, ao preço de R$ 3,00 para os filmes e R$ 1,50 para os vídeos. "Criamos a Praça Animada, com telao ao ar livre entre os Correios e a Casa França-Brasil e capacidade para outras 500 pessoas", informa Coelho. A Petrobrás patrocina o evento no Rio e em Sao Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;