Setecidades Titulo
Faltam jardineiros em Santo André
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
28/09/2008 | 07:12
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Na cidade com o maior número de praças no Grande ABC faltam jardineiros. Santo André não consegue suprir as 127 vagas no setor de jardinagem, sobretudo, pela falta de conhecimentos práticos dos aspirantes à função.

"Tivemos concurso para jardineiro em 2007 e foram poucos os candidatos classificados, pelo menos 70 pessoas. Havia inscritos suficientes, mas a maioria ficou na prova prática", explica Vitor Mazzeti, diretor do Depav (Departamento de Parques e Áreas Verdes).

São 550 praças na cidade e o número não pára de crescer, especialmente pela reivindicação popular. Nas reuniões do Orçamento Participativo têm sido cada vez mais freqüentes pedidos para que a Prefeitura crie mais áreas de lazer. De 1999 a 2007 foram 24 pedidos para que praças fossem criadas ou revitalizadas na cidade pelo Orçamento Participativo.

"As pessoas passam a se preocupar mais com a qualidade de vida a partir do momento em que começam a ter as necessidades básicas supridas", acredita Mazzeti. Para ele, a população quer cada vez mais transformar espaços livres ou abandonados em praças. "Elas passam a se preocupar com paisagem, com lazer, com qualidade de vida."

A necessidade de gente que cuide das áreas verdes é também uma questão sazonal. Com a chegada da primavera, os locais precisam de cuidados redobrados. Contudo, por causa do período eleitoral, contratações por concurso não podem ser feitas e a questão deve ficar para o início do ano que vem.

O quadro total de funcionários do Depav é de 499, entretanto, para que a situação fosse mais confortável seriam necessários mais 100 colaboradores. "Além da quantidade de praças crescer, nos últimos anos, a qualidade delas melhorou muito. Antes as áreas eram só gramadas, pobres em diversidade de vegetação e a manutenção disso era mais simples", explica Mazzeti.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;