Política Titulo
TSE autoriza candidatura de dois candidatos processados em RO
Por Da Agência Brasil
22/09/2006 | 07:35
Compartilhar notícia


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou as candidaturas de Melkisedek Donadon (PMDB-RO), que concorre a uma vaga no Senado, e Marcos Antônio Donadon (PMDB-RO), candidato a reeleição como deputado estadual. Os registros haviam sido concedidos pelo TRE-RO (Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia).

O TSE confirmou o entendimento firmado no caso do registro da candidatura a deputado federal de Eurico Miranda (PP-RJ), de que deve prevalecer a norma, prevista na Lei das Inelegibilidades – a regra diz que o candidato é elegível se não houver sentença condenatória criminal contra ele, transitada em julgado (da qual não cabe mais recurso).

Nos dois casos de Rondônia, a Procuradoria Regional Eleitoral em Rondônia pediu a impugnação das candidaturas porque ambos teriam vida pregressa incompatível com o exercício de um mandato eletivo, ofendendo o princípio da moralidade previsto na Constituição Federal.

A Procuradoria alegou que Marcos Antônio Donadon responde a ações por improbidade administrativa, formação de quadrilha, peculato e, por isso, não teria idoneidade moral para o exercício de mandato eletivo. Também argumentou que o candidato não declarou bens e responde a ação civil pública e inquérito policial por crime eleitoral. Quanto a Melkisedek, o Ministério Público alegou que havia condenação criminal, sem trânsito em julgado contra o candidato por improbidade administrativa.

Marcos Antônio é um dos 23 deputados estaduais de Rondonia apontados pela Polícia Federal e pelo Ministério Publico de participar do esquema de "folha paralela" na Assembléia Legislativa daquele estado. Através de intermediários, recebiam o dinheiro do salário de falsos funcionários registrados na Assembléia ou pagavam “fantasmas”, que incluíam de cabos eleitorais a jornalistas.

Melkisedek foi condenado em primeira instância por peculato e porte ilegal de arma durante operação do Ministério Público Estadual que investigava desvio de recursos da extinta Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;