Memória Titulo MEMÓRIA
Eles pensavam, faziam, defendiam a Cultura...
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Como está a questão dos espaços culturais no Grande ABC? E a programação desses mesmos espaços? E as verbas, são suficientes? Qual a perspectiva de melhora diante da tão falada – e pouco entendida – Lei Sarney?”

Diário, 7 de novembro de 1986.

A Cultura do Grande ABC, e suas discussões, passa pela Redação do Diário. Há inúmeros exemplos. As fotos deste domingo retratam um debate tão acalorado, e rico, que foi preciso destinar três páginas inteiras, em letra reduzida, para a divulgação do que foi tratado. Data: 30 de outubro de 1986, com publicação nas edições de 7, 8 e 11 de novembro.

O encontro, no quarto andar do jornal, na Rua Catequese, foi coordenado pelos jornalistas Regina Belletato Fonseca e Washington Luiz Araujo. Os 13 convidados tiveram todo o espaço para falar dos seus projetos e cobrar ações de quem de direito.

“Procuramos colocar no departamento pessoas que falam na linguagem cultural e quando se está para receber um espetáculo, sabemos tudo sobre ele, e fica mais fácil”, informou Antonino Assumpção, diretor de Cultura de São Bernardo.

“Com a Lei Sarney – de incentivo à Cultura – o Estado repassa a responsabilidade do incentivo cultural para as indústrias”, comentou Clarice Gallon, chefe da Divisão de Cultura de Diadema.

“Eu não procuro a Prefeitura andreense para expor, pois sei que a resposta será negativa”, queixou-se Edilson Ferri, delegado regional da Apap (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo).

É importante recuperar a íntegra daquela mesa-redonda. Transportá-la para os dias atuais. Observar o que mudou desde então. Cultura, como tudo, passa pela construção da memória, e também nesse campo a imprensa no Grande ABC, representada pelo Diário, é um instrumento valioso que precisa sempre ser recuperado.

Do texto final de 30 anos atrás participou, também, o jornalista Mauricio Milani, outra fonte fundamental nesta área de comportamento regional.


Diário há 30 anos

Quinta-feira, 13 de novembro de 1986 – ano 29, edição 6289

Manchete – Em campanha ao governo do Estado, Maluf promete casas para Santo André

Ermírio encerra campanha em São Miguel Paulista, na Capital. E homenageia operários da Nitroquímica.

Quércia faz comício na Praça da Sé.

Suplicy realiza caravana em São Paulo.

Diadema – Prefeitura começa a operar linha de ônibus. É a municipalização, chamada de estatização.

Criada a Empresa de Transporte Coletivo de Diadema.

Acordo amigável com a Viação Diadema.

São Caetano – Daee derruba instalações da Matarazzo no bairro Fundação para evitar enchentes.

Polícia – Matam vendedor em Mauá para roubar revólver.

Em 13 de novembro de...

1916 – Chega a Ribeirão Pires pelo trem das 6h o Dr. Manuel Polycarpo de Azevedo, juiz da 3ª Vara Comercial de São Paulo. Em companhia de escrivão e peritos, realiza uma audiência de demarcação de terras que constituem o antigo Sítio da Estiva.

A guerra. Do noticiário do Estadão: progressos dos franceses ao Norte e a Leste de Sailisel.

1936 – Lei sancionada pelo prefeito Felicio Laurito, de São Bernardo, concede favores fiscais ao cooperativismo. Passam a ser beneficiadas com redução de impostos as cooperativas de consumo, de vendas em comum, de produção agrícola e de habitações populares.

1976 – O prefeito Ricardo Putz, de Diadema, inaugura centro comunitário no Jardim Santa Rita.

O prefeito Walter Braido inaugura a Praça dos Andarilhos, na faixa central da Estrada das Lágrimas.
Clube de Campo ABC realiza a 10ª Festa da Cerveja.


Santos do Dia

São Estanislau Kostka (Polônia 1550 – Roma 1568). Pertenceu a uma das mais nobres e ricas famílias da Polônia. Mesmo com a oposição do pai, ingressou na Companhia de Jesus, em Roma. Faleceu na festa da Assunção de Nossa Senhora do ano de 1567. Não chegou a completar 17 anos de idade.

Diogo de Alcalá

Eugênio de Toledo


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 13 de novembro:

No Maranhão, Anapurus.

No Rio de Janeiro, Cabo Frio.

No Mato Grosso do Sul, Dois Irmãos do Buriti.

No Ceará, Meruoca.

No Paraná, Mirador.

Em Goiás, Nova Aurora, Palmelo e Santa Tereza de Goiás.

Na Bahia, Ubaíra. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;