Esportes Titulo
Joanna Maranhão: 'Natação brasileira está mais para Alemanha nesse 7 a 1'
13/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Com índice nos 200 metros medley e 400 m medley, Joanna Maranhão vai ao Troféu Maria Lenk para assegurar a vaga na quarta Olimpíada da carreira. Experiente, a atleta não teme sentir pressão nos Jogos Olímpicos em casa e mostra confiança no desempenho da natação brasileira no Rio.

"Eu não entendo muito de futebol, mas pelo que eu li a Alemanha fez um trabalho de muitos anos para chegar ali. A gente (natação) também teve um trabalho de muitos anos. A gente está mais para Alemanha nesse 7 a 1 do que o Brasil, pode ter certeza", diz a nadadora, remetendo à vergonhosa derrota da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo de 2014.

Joanna entra na piscina hoje com leveza. A pernambucana precisou de 11 anos para superar a marca dos 4min40s00 nos 400 metros medley, obtida na final dos Jogos de Atenas, e fica aliviada com essa transposição. Apesar da vontade de descobrir o seu limite, a obsessão pelo relógio deu lugar aos sentimentos. "Não estou trabalhando com tempo, estou trabalhando mais com sensações - felicidade, plenitude, saber lidar com a dor."

A brasileira se vê muito mais forte e rápida que nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos. "É como se eu tivesse agora a faca e o queijo na mão. Vamos ver como vou saber aproveitar esse banquete que está disponível para mim."

A natação deu a Joanna os melhores e também os piores momentos de sua vida. Vítima de abuso sexual do ex-treinador durante a infância, abalo psicológico, ataques de pânico e até duas tentativas de suicídio marcaram a vida de Maranhão, que foi a quinta mulher mais rápida do mundo nos 400 metros medley em Atenas, aos 17 anos. Foi preciso cerca de dez anos para ela reencontrar a motivação no esporte.

Para ela, as dificuldades viraram aprendizado. A atleta até imagina que já teria se aposentado se o sucesso tivesse sido constante em sua carreira. "Se aquele resultado meteórico de Atenas tivesse se configurado como uma medalha olímpica, já teria parado de nadar. Agradeço tudo o que passei, principalmente os momentos ruins - de crise de pânico, de não querer nadar - foi importante para eu estar aqui hoje."

A atleta do Pinheiros garante não se arrepender das decisões que comprometeram o seu desempenho no passado. "Respeitei quem eu era e o que eu sentia em cada momento, inclusive nos momentos de imaturidade, em que não estava sendo a atleta mais correta, não estava querendo ou não estava podendo treinar por uma questão psicológica", afirma.

A Olimpíada do Rio deve ser a última de Joanna Maranhão. Ela, entretanto, titubeia e evita cravar a aposentadoria neste ano. "Eu tenho até medo de falar que é a última e depois de quatro anos estar aqui de novo: 'Vou para Tóquio'. Mas está passando muito rápido esse ano, não queria. Eu até sofro um pouquinho de pensar que em dezembro acaba tudo. Vamos esperar."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;