Setecidades Titulo
Festa japonesa deve mudar de local
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
13/07/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


Uma das mais tradicionais manifestações da União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André, a Festa das Estrelas (Tanabata Matsuri) que ocorre na Rua Santo André, na Vila Assunção, deve mudar para o Parque Central a partir do próximo ano. O anúncio foi feito ontem na quinta edição do evento pelo presidente da União, Hanji Maki, e contou com o aval do prefeito Aidan Ravin (PTB).

"Para nós será um prazer receber a festa no Parque Central, pois conseguiremos movimentar muito mais a cidade. A cultura japonesa é importante porque traz o resgate da família", afirmou Aidan.

Com entrada franca, a festa reúne praça de alimentação com comidas típicas, exposição cultural, danças folclóricas, venda de artesanato e oficinas. De acordo com os organizadores, cerca de 5.000 visitantes passaram pelo local ontem.

A Festa das Estrelas resgata uma crença japonesa de um casal apaixonado que foi transformado em estrela e só podia se encontrar uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar com a condição de atender todos os pedidos vindos da Terra. É por isso que uma das principais atrações da Tanabata Matsuri é a árvore de pedidos onde as pessoas escrevem os desejos em papéis chamados tanzaku e amarram nos galhos. O prefeito Aidan pediu saúde. "Para mim e para todos os moradores. Eu, como médico, sei que com saúde é possível conseguir as outras coisas."

O evento recebe visitantes de toda a região e nem só os descendentes de japoneses. Vestida de quimono e chinelos de madeira, a estudante Ana Claudia Saldana, 19 anos, curtiu a Tanabata Matsuri. "Estudo japonês porque quero morar lá para trabalhar com animação. Também faço mangá", contou a garota, que não tem nenhuma descendência oriental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;