Setecidades Titulo Inclusão
Professora promove ação social

Neurologista e docente da Faculdade de Medicina do ABC troca presentes de aniversário por adesão à campanha que ajudará entidades

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
13/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A professora de Neurologia e coordenadora do Ambulatório de Distúrbios de Movimento da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Margarete de Jesus Carvalho, completará mais um ano de vida amanhã, mas quem ganhará presentes são muitas outras pessoas. É que, ao invés de regalos para ela, Margarete está pedindo aos amigos – com convite estendido a toda comunidade –, para que colaborem com doações que possam ser encaminhadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas por quatro locais instalados em Santo André: CHM (Centro Hospitalar Municipal), Hospital da Mulher, Associação Projeto Shalom (que cuida de crianças carentes) e Casa Ronald McDonald ABC.

Margarete conta que a ideia de marcar a data de maneira diferente surgiu da aversão que tem a ocasião. “Não gosto de fazer aniversário. Comemoro o dos outros, mas o meu não celebro. Nesta época, costumo viajar para um lugar que ninguém me ache e desligo o celular. Porém, sempre fui muito ligada a mobilizações, fazer mutirões de saúde, então, como já tenho essa veia de se doar e ajudar o próximo, pensei em comemorar dessa maneira”, fala ela, que não revela quantos anos fará. “Aparento menos idade, quero continuar assim”, justifica, sorrindo.

Em seu perfil no Facebook, ela mobilizou, inclusive, amigos que vivem em outros Estados e até fora do País. “Para quem mora no Exterior, fiz uma postagem em inglês pedindo para que, mesmo estando longe, doem alguma coisa a uma instituição próxima deles, simbolizando o presente para mim.”

As doações envolvem uma infinidade de itens: roupas em bom estado, cobertores, peças de cama, mesa e banho, sapatos, brinquedos, alimentos não perecíveis, utensílios domésticos, artigos de higiene, fraldas, livros usados, produtos eletrônicos obsoletos (como TV de tubo, computadores, teclados), móveis, entre outros. “Até recicláveis são aceitos porque a Associação Projeto Shalom, por exemplo, pode vender para reverter em dinheiro para eles”, destaca a professora.

O prazo para aderir à ação vai até o fim deste mês. “Se passar um pouquinho (do tempo), não tem problema. E que as pessoas fiquem livres para, tendo alguma coisa, doar no decorrer do ano. É um pontapé para que todos desenvolvam a solidariedade, porque tem muitos outros locais que também precisam de contribuições”, conclui.

Doações podem ser feitas em três locais

Quem quiser participar da festa do bem idealizada pela professora de Neurologia e coordenadora do Ambulatório de Distúrbios de Movimento da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Margarete de Jesus Carvalho, pode levar as doações a três locais de Santo André. Um deles é a Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André, localizada na Rua Joaquim Távora, 46, na Vila Assunção. A unidade recebe doações de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Há possibilidade de retirada em domicílio. Mais informações pelos telefones 4436-8434 e 4437-1346.

Outro ponto é a Associação Projeto Shalom, situada na Rua São Judas Tadeu, 195, na Vila Tibiriçá. As entregas podem ser feitas ao longo da semana, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. A entidade também retira itens em domicílio. Agendamentos podem ser feitos com David Teixeira pelo telefone 4451-2060. O trabalho da instituição está disponível no site www.projetoshalom.org.br

Por fim, a terceira opção para deixar as doações é na Escola de Mergulho Scafo ABC, instalada na Avenida João Ramalho, 232, Vila Assunção, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 12h. Contato pode ser feito por meio do número 4990-8966.

“Uma coisa que aprendi na vida: quando damos algum presente, estamos nos doando e a atitude é um laço de consideração, de respeito a quem está sendo presenteado. É algo que tem que se multiplicar”, finaliza Margarete. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;