Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 22 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Automóveis

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337

Hatches em equilíbrio


Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

16/06/2010 | 07:07


 O segmento de hatches de entrada é o que mais movimenta o mercado de automóveis. Apenas nos cinco primeiros meses do ano, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram emplacadas 357.657 unidades, sendo que o líder de vendas é o Gol, que totalizou 109.630 carros.

Somando-se a eles os hatches considerados pequenos, que tiveram 172.554 automóveis vendidos no período, o volume sobe para 530.211. Não é à toa que a concorrência seja extremamente acirrada.

Colocamos no ringue o renovado Ford Fiesta e o veterano Fiat Palio, ambos avaliados nas versões mais em conta, equipadas com motor 1.0 flexível - o Fiesta parte de R$ 29,9 mil e o Palio ELX de R$ 31.140, com quatro portas.

O duelo foi bem equilibrado, o que resultou em empate, embora os dois rivais apresentem qualidades diferentes.

DESEMPENHO
Quando avaliamos esse item, o ponto vai para o Palio. Com mais torque e potência e 114 kg mais leve, apresenta mais fôlego nas saídas e retomadas.

Ambos oferecem boa visibilidade e dirigibilidade, assim como engates precisos das marchas. No Palio, entretanto, os engates são mais suaves e a suspensão mais macia, privilegiando o conforto dos ocupantes.

ESPAÇO E ACABAMENTO
Esse certamente não é o ponto forte dos modelos desse segmento. Mas o Fiesta se sai melhor. Com 8 centímetros a mais de comprimento e 12 cm a mais de largura e distância entre os eixos, o Ford oferece mais espaço para os ocupantes, principalmente os que vão no banco traseiro, e também 15 litros a mais de capacidade no porta-malas.

O acabamento é simples. Ambos oferecem revestimento de tecido nas portas, porta-revistas atrás dos encostos dos bancos dianteiros - Fiesta apenas no do passageiro -, instrumentos de fácil visualização e comandos à mão do motorista.

EQUIPAMENTOS
Mesmo as versões de entrada não saem assim tão peladas de fábrica. O Fiesta vem com travas elétricas, travamento automático das portas a 15 km/h, controle remoto para abertura das portas, do porta-malas e botão localizador, alarme, banco do motorista com ajuste de altura e aviso sonoro de faróis acesos.

O Palio tem direção hidráulica, computador de bordo, alerta de limite de velocidade, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível. Ambos têm conta-giros, alerta de manutenção programada, luz elevada de freio e relógio digital.

No Palio, há três apoios de cabeça atrás e no Fiesta apenas dois. Porém, no Ford os cintos laterais traseiros de três pontos são retráteis, enquando no Palio são fixos.

Ambos oferecem boa gama de opcionais, como air bag duplo, freios ABS, CD player, faróis de neblina, vidros e retrovisores elétricos, além de rodas de liga leve aro 14. No Palio, a maioria dos opcionais é vendida em kits. No Fiesta, são oferecidos em forma de catálogos.

 

Números

Fiat Palio ELX

Ford Fiesta

Motor

1.0 Flex

RoCam 1.0 Flex

Potência

73 cv (g) 75 cv (a) a 6.250 rpm

69 cv (g) / 73 cv (a) a 6.000 rpm

Torque

9,5 mkgf (g) / 9,9 mkgf a 4.500 rpm

8,9 mkgf a 4.750 rpm (g) /

9,3 mkgf a 5.000 rpm (a)

Velocidade máxima

156 km/h (g) / 157 km/h (a)

146 km/h

Aceleração de 0 a 100 km/h

16,2 s (g) / 15,7 s (a)

19,8 s (g) / 18,6 s (a)

Comprimento

3,85 metros

3,93 metros

Altura

1,50 metro

1,49 metro

Largura

1,64 metro

1,76 metro

Distância entre eixos

2,37 metros

2,49 metros

Peso

970 quilos

1.084 quilos

Porta-malas

290 litros

305 litros

Tanque

48 litros

54 litros

 

Equipamentos

Fiat Palio ELX

Ford Fiesta

Preço básico

R$ 31.140

R$ 29.900

Air bag duplo

Opcional (R$ 2.401)1

catálogo FCC1 – 1

Ar-condicionado

Opcional (R$ 4.090) 2

catálogo FAC 1 – 2

CD player com MP3

Opcional (R$ 873) 3

catálogo FCD 1 – 3

Computador de bordo

Série

catálogo FCA 1 – 4

Direção hidráulica

Série

catálogo FCA 1 – 4

Faróis de neblina

Opcionais (R$ 257)

Não disponíveis

Freios ABS

Opcional (R$ 2.401) 1

catálogo FCC1 – 1

Retrovisores elétricos

Opcionais (R$383)

catálogo FED 1 – 5

Rodas de liga leve

Opcionais (R$ 1.091) 14”

catálogo FCB 1 – 6 (14”)

Travas elétricas

Opcionais (R$ 1.340) 4

Série

Vidros elétricos

Opcionais (R$ 1.340) 4

catálogo FBA 1 – 7

Volante com regulagem altura

Opcional (R$80)

Não disponível

 

1 – Kit HSD (air bag duplo + ABS); 2 – Kit Celebration 6 (ar-condicionado, travas e vidros diant. elétricos); 3 – Kit Evolution 1 (inclui retrovisores elétricos); Kit Celebration 5 (Travas e vidros diant. elétricos + rodas de aço aro 14”)

1 – R$ 38.750; 2 – R$ 32.700; 3 – R$ 37.850;

4 – R$ 36.750; 5 – R$ 42.305; 6 – R$ 37.650; 7 – R$ 31.600



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Hatches em equilíbrio

Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

16/06/2010 | 07:07


 O segmento de hatches de entrada é o que mais movimenta o mercado de automóveis. Apenas nos cinco primeiros meses do ano, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram emplacadas 357.657 unidades, sendo que o líder de vendas é o Gol, que totalizou 109.630 carros.

Somando-se a eles os hatches considerados pequenos, que tiveram 172.554 automóveis vendidos no período, o volume sobe para 530.211. Não é à toa que a concorrência seja extremamente acirrada.

Colocamos no ringue o renovado Ford Fiesta e o veterano Fiat Palio, ambos avaliados nas versões mais em conta, equipadas com motor 1.0 flexível - o Fiesta parte de R$ 29,9 mil e o Palio ELX de R$ 31.140, com quatro portas.

O duelo foi bem equilibrado, o que resultou em empate, embora os dois rivais apresentem qualidades diferentes.

DESEMPENHO
Quando avaliamos esse item, o ponto vai para o Palio. Com mais torque e potência e 114 kg mais leve, apresenta mais fôlego nas saídas e retomadas.

Ambos oferecem boa visibilidade e dirigibilidade, assim como engates precisos das marchas. No Palio, entretanto, os engates são mais suaves e a suspensão mais macia, privilegiando o conforto dos ocupantes.

ESPAÇO E ACABAMENTO
Esse certamente não é o ponto forte dos modelos desse segmento. Mas o Fiesta se sai melhor. Com 8 centímetros a mais de comprimento e 12 cm a mais de largura e distância entre os eixos, o Ford oferece mais espaço para os ocupantes, principalmente os que vão no banco traseiro, e também 15 litros a mais de capacidade no porta-malas.

O acabamento é simples. Ambos oferecem revestimento de tecido nas portas, porta-revistas atrás dos encostos dos bancos dianteiros - Fiesta apenas no do passageiro -, instrumentos de fácil visualização e comandos à mão do motorista.

EQUIPAMENTOS
Mesmo as versões de entrada não saem assim tão peladas de fábrica. O Fiesta vem com travas elétricas, travamento automático das portas a 15 km/h, controle remoto para abertura das portas, do porta-malas e botão localizador, alarme, banco do motorista com ajuste de altura e aviso sonoro de faróis acesos.

O Palio tem direção hidráulica, computador de bordo, alerta de limite de velocidade, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível. Ambos têm conta-giros, alerta de manutenção programada, luz elevada de freio e relógio digital.

No Palio, há três apoios de cabeça atrás e no Fiesta apenas dois. Porém, no Ford os cintos laterais traseiros de três pontos são retráteis, enquando no Palio são fixos.

Ambos oferecem boa gama de opcionais, como air bag duplo, freios ABS, CD player, faróis de neblina, vidros e retrovisores elétricos, além de rodas de liga leve aro 14. No Palio, a maioria dos opcionais é vendida em kits. No Fiesta, são oferecidos em forma de catálogos.

 

Números

Fiat Palio ELX

Ford Fiesta

Motor

1.0 Flex

RoCam 1.0 Flex

Potência

73 cv (g) 75 cv (a) a 6.250 rpm

69 cv (g) / 73 cv (a) a 6.000 rpm

Torque

9,5 mkgf (g) / 9,9 mkgf a 4.500 rpm

8,9 mkgf a 4.750 rpm (g) /

9,3 mkgf a 5.000 rpm (a)

Velocidade máxima

156 km/h (g) / 157 km/h (a)

146 km/h

Aceleração de 0 a 100 km/h

16,2 s (g) / 15,7 s (a)

19,8 s (g) / 18,6 s (a)

Comprimento

3,85 metros

3,93 metros

Altura

1,50 metro

1,49 metro

Largura

1,64 metro

1,76 metro

Distância entre eixos

2,37 metros

2,49 metros

Peso

970 quilos

1.084 quilos

Porta-malas

290 litros

305 litros

Tanque

48 litros

54 litros

 

Equipamentos

Fiat Palio ELX

Ford Fiesta

Preço básico

R$ 31.140

R$ 29.900

Air bag duplo

Opcional (R$ 2.401)1

catálogo FCC1 – 1

Ar-condicionado

Opcional (R$ 4.090) 2

catálogo FAC 1 – 2

CD player com MP3

Opcional (R$ 873) 3

catálogo FCD 1 – 3

Computador de bordo

Série

catálogo FCA 1 – 4

Direção hidráulica

Série

catálogo FCA 1 – 4

Faróis de neblina

Opcionais (R$ 257)

Não disponíveis

Freios ABS

Opcional (R$ 2.401) 1

catálogo FCC1 – 1

Retrovisores elétricos

Opcionais (R$383)

catálogo FED 1 – 5

Rodas de liga leve

Opcionais (R$ 1.091) 14”

catálogo FCB 1 – 6 (14”)

Travas elétricas

Opcionais (R$ 1.340) 4

Série

Vidros elétricos

Opcionais (R$ 1.340) 4

catálogo FBA 1 – 7

Volante com regulagem altura

Opcional (R$80)

Não disponível

 

1 – Kit HSD (air bag duplo + ABS); 2 – Kit Celebration 6 (ar-condicionado, travas e vidros diant. elétricos); 3 – Kit Evolution 1 (inclui retrovisores elétricos); Kit Celebration 5 (Travas e vidros diant. elétricos + rodas de aço aro 14”)

1 – R$ 38.750; 2 – R$ 32.700; 3 – R$ 37.850;

4 – R$ 36.750; 5 – R$ 42.305; 6 – R$ 37.650; 7 – R$ 31.600

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;