Setecidades Titulo
Grande ABC adere à ginástica ao ar livre
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
05/07/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Esqueça as salas fechadas de ginástica, com espelhos e música da moda. A nova aposta para se exercitar são as academias ao ar livre. No Grande ABC, Diadema e Ribeirão Pires inauguraram recentemente conjuntos públicos para ginástica, que já conquistaram os moradores.

Construído em local de fácil acesso (Avenida Brasil, em frente ao Complexo Ayrton Senna), a Academia ao Ar Livre de Ribeirão Pires conta com oito equipamentos destinados a exercícios de alongamento, resistência aeróbica e muscular, coordenação motora e condicionamento físico. O lugar ganhou adeptos nos períodos da manhã, tarde e início da noite.

"Os idosos vêm pela manhã. À noite, é lotado, com gente de todas as idades. Temos que nos revezar para que todos possam usufruir. Eu chego do trabalho às 18h, coloco a roupa de ginástica e venho para cá", contou a técnica de enfermagem Elisete Nagae, 45 anos, na tarde de sábado, enquanto se exercitava.

Ela e o marido, o microempresário Manoel Fontes, 47, vão ao local três vezes por semana. "A gente vem caminhando, durante 20 minutos. Depois, fazemos entre 30 e 40 minutos de exercícios e voltamos caminhando", relatou Manoel, que sentiu falta apenas de barras para abdominais no espaço.

A professora Aline Ferreira, 34, foi pela primeira vez e gostou do que viu. Frequentadora de academia durante a semana, ela disse que o espaço pode ser uma opção para os seus fins de semana. "Estava faltando na cidade algo assim. Mas acho que também deveria ter um instrutor em algum período, orientando a todos e incentivando o uso do local."

Fernando Camargo, 22, morador de Rio Grande da Serra, nunca praticou os exercícios em academia por falta de tempo e dinheiro. "Gostei da ideia. É no caminho para o trabalho e é importante para a saúde", declarou Fernando, que trabalha como ajudante de pizzaiolo em Ribeirão Pires.

DIADEMA - Sete aparelhos de ginástica compõem a Academia da Cidade, inaugurada há cerca de dois meses no Parque Pôr do Sol, região de Piraporinha, Diadema. "Comecei ontem (sexta-feira) e agora vou tentar vir todos os dias. Tenho que cuidar mais da saúde e os exercícios vêm em boa hora", disse João Agnaldo dos Santos, 44, que nunca praticou esportes.

Outro frequentador, Áureo Ramos, 32, foi boxeador por dois anos e está há cinco na academia. "Foi uma boa ideia. Estava praticando no Parque dos Pássaros, onde há barras. Mas aqui tem mais opção. Só sinto falta de ter mais peso", declarou Áureo, que trabalha com fabricação de calhas.

CONSERVAÇÃO - Muitos frequentadores alertaram para a conservação dos espaços. Em Diadema, devido à proximidade com o playground, crianças acabam brincando também na academia. "Já vi muita mãe trazendo filho. Para evitar o uso inadequado, deveria haver um monitor ou segurança na área", opinou a promotora de eventos Maria Helena Paladim, 51, moradora do bairro há mais de 20 anos. O Diário constatou que alguns aparelhos em Diadema precisam de óleo lubrificante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;