Setecidades Titulo Reforço
SMS passa a alertar risco de tragédia

Ferramenta prevê o disparo de mensagens de texto para a população sobre possibilidade de desastres naturais e alagamentos em dias de chuva

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
17/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Moradores do Grande ABC passam a contar com nova ferramenta de alerta das defesas civis para riscos de desastres naturais, desta vez no celular, gratuitamente, por meio de mensagem de texto. O serviço, criado pelo governo federal, está disponível desde ontem em todo o Estado de São Paulo. O objetivo é enviar avisos, quando identificadas situações perigosas, tais como deslizamentos de terra, nas proximidades da residência dos usuários cadastrados.

Para ter acesso ao serviço, moradores da região devem cadastrar o CEP de interesse, respondendo à mensagem SMS encaminhada por operadoras de telefonia móvel. As mensagens de texto estão sendo disparadas desde ontem para os números celulares ativos.

O cadastramento também poderá ser feito a qualquer momento por aqueles que não receberam a mensagem de texto. Para isso, basta enviar um SMS para o número 40199 escrevendo o CEP de interesse. Com isso, o cidadão passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil de seu município identificar situação de risco na área cadastrada.

“Diariamente nos são repassadas informações sobre a meteorologia de todas as cidades da região. Com esses dados, é possível que equipes da Defesa Civil consigam trabalhar de maneira preventiva em áreas de risco. A partir de agora, com o serviço do SMS, poderemos compartilhar essas informações com moradores, de forma que eles também consigam ter ciência de possíveis desastres naturais próximos de sua residência”, explica o coordenador regional da Defesa Civil do Grande ABC, coronel Paulo Barthasar, que também é secretário de Segurança e Defesa Civil de Mauá.

Desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a ferramenta já está disponível para 500 mil pessoas em Santa Catarina e Paraná, que fizeram parte da fase inicial do serviço, testado durante seis meses. Em dezembro, será a vez de Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul receberem os avisos. A previsão é a de que até o primeiro trimestre de 2018 todos os Estados brasileiros sejam incluídos no serviço pela Defesa Civil Nacional.

Segundo Barthasar, a ferramenta vem ao encontro das políticas adotadas por municípios do Grande ABC para reduzir riscos de desastres e salvar vidas.

De acordo com dados do Diagnóstico Habitacional Regional, documento elaborado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC em parceria com a UFABC (Universidade Federal do ABC), em julho de 2016, cerca de 190 mil domicílios da região estão em assentamentos precários ou irregulares, considerados locais com risco para possíveis desastres. “Este número, no entanto, varia muito”, destaca Barthasar.

 

REFORÇO

O combate das prefeituras da região aos desastres naturais deve ser reforçado no próximo mês, com a inauguração de CGE (Central de Gerenciamento de Emergências), que será responsável, entre outros serviços, por realizar o monitoramento das condições meteorológicas do Grande ABC.

Espelhado em modelos preventivos existentes em capitais do País, incluindo São Paulo, o sistema fornecerá com antecedência informações sobre a quantidade e duração das chuvas, assim como sobre áreas passíveis de alagamentos. A expectativa é proporcionar mais agilidade ao trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;