Política Titulo Congresso internacional
Santo André terá núcleo de inovação

Paulo Serra anuncia criação de setor interno após participar de congresso em Barcelona

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
17/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Ontem, no encerramento do congresso Smart City Expo & World Congress, em Barcelona, na Espanha, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), anunciou que criará um núcleo de inovação tecnológica no município.

O tucano afirmou que a medida é um passo para estimular a adoção de soluções inteligentes na cidade. “Identifiquei em todas as experiências das prefeituras e gestões que deram certo que existia um núcleo desse tipo. E é isso que vamos fazer, sem cargos novos, utilizando funcionários da Prefeitura”, destacou.

Paulo Serra definiu ainda que é necessário ter um instrumento para acompanhar as políticas voltadas ao setor. “O dia a dia das prefeituras é sempre muito corrido e difícil, então, nesse sentido, é importante destacar uma equipe para tocar os projetos, sem qualquer prejuízo”, completou o prefeito.

O chefe do Executivo andreense citou as cidades de Atlanta, nos Estados Unidos, Dubai, nos Emirados Árabes, e as espanholas Valência e Barcelona como exemplos de municípios que melhoraram a gestão por meio de inovações tecnológicas.

A agenda de atividades dos prefeitos no congresso, ontem, foi marcada por discussões sobre sistemas de drenagem urbana e mudanças climáticas.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), participou de mesa de debates, que contou com a presença do prefeito de Teresina (Piauí), Cícero Lucena (PSDB), e de representantes da prefeitura da cidade francesa de Lyon.<EM>

Auricchio acrescentou ainda que realizou visita à feira que funciona no mesmo espaço do congresso e que conta com a exposição de prefeituras e empresas.

“Foi possível conhecer diversas tecnologias modernas, principalmente na área de transporte coletivo. Existe uma tendência para adoção de veículos híbridos não poluentes e até mesmo ônibus autônomos”, completou.

Outro ponto destacado pelo chefe do Executivo de São Caetano foi lançamento na área de coleta seletiva de lixo. “Tive a oportunidade de conferir novos modelos de tratamento, com um tipo de veículo que já conta com compactadores e agiliza todo o processo”, constatou o tucano.

Auricchio relatou também que a área de Segurança Pública possui diversas inovações, como câmeras de vigilância que são capazes de identificar pessoas pela íris, entre outras funções.

A viagem dos chefes do Executivo até Barcelona foi custeada pela parceria entre a FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) e o Smart City World Expo.

O evento chegou à sétima edição e reuniu gestores públicos locais, regionais, nacionais e globais, formadores de opinião, instituições acadêmicas, centros de pesquisa, incubadoras, investidores e corporações. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;