Cena Política Titulo
Vanessa começa a ter o nome ventilado
Raphael Rocha
17/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


É ponto pacífico, pelo menos por enquanto, que o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), ainda não tem um adversário à altura para enfrentá-lo na eleição de 2020. Mas como se sabe, a política é dinâmica e um rival político pode ser construído em três anos. E já há nos bastidores da política mauaense nomes especulados para justamente rivalizarem com Atila. A figura que mais tem sido lembrada é a da ex-deputada estadual Vanessa Damo (sem partido). Vanessa concorreu ao Paço em 2012, perdendo no segundo turno para Donisete Braga (PT). Em 2016 apoiou Atila – sua mãe, Alaíde, é atual vice-prefeita –, porém se distanciou do governo quando separou-se de José Carlos Orosco Júnior. Resta saber se Vanessa terá viabilidade jurídica até lá. Se tiver, pode figurar nas urnas em 2020.

BASTIDORES

Bolsonaro
A polêmica sobre o título de cidadão andreense ao deputado federal e pré-presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ), a pedido do vereador Sargento Lobo (SD), ainda rende na Câmara de Santo André. Uma munícipe utilizou ontem a tribuna livre para atacar a intenção do parlamentar andreense. Curiosamente, Lobo deixou o plenário antes do discurso da moradora que, segundo comentários na Casa, tem ligações com o petismo da cidade. Vale lembrar que artistas de Santo André criticaram a medida e há até petição virtual para que os vereadores engavetem a homenagem.

Guarda reforçada
Alguns vereadores de Santo André conversaram informalmente com o presidente da Casa, Almir Cicote (PSB), para que a segurança do local seja reforçada com maior efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal). O receio se explica pelo retorno de Willians Bezerra (PT), na quarta-feira. Willians foi baleado no começo do mês após uma discussão em um bar no Jardim Santa Cristina. No período em que esteve internado no CHM (Centro Hospitalar Municipal), o petista teve seu quarto escoltado por GCMs.

Possibilidade
O deputado federal Alex Manente, presidente estadual do PPS, foi incluído em uma lista de possível vice na chapa que o atual vice-governador Márcio França (PSB) quer colocar nas urnas na eleição ao Palácio dos Bandeirantes no ano que vem. Alex já vem trabalhando nos bastidores pela candidatura de Márcio França à sucessão do governador Geraldo Alckmin, hoje pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto.

Sindicalismo
O Centro de Memória do Grande ABC encerra na quarta-feira o ciclo de debates, desta vez discutindo o papel dos sindicatos na sociedade. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, e o ex-prefeito de Santo André Carlos Grana (PT) – que já foi mandatário da CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) – serão os palestrantes principais. A atividade começa às 18h30, na Rua Xavier de Toledo, 268, Centro de Santo André.

Reunião no feriado
No feriado de proclamação da República, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), convocou o secretariado para uma reunião. Os trabalhos tiveram início às 8h e terminaram somente às 13h30. Ele só lamentou que o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), ficou uma hora a mais também em reunião com seus titulares diretos – a reunião na Capital começou às 8h e se encerrou às 14h30. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;