Tecnologia Titulo
Inflação: dicas para o empreendedor não ter o negócio tão afetado
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
25/05/2022 | 08:55
Compartilhar notícia


Em 12 meses, a inflação atingiu a marca de 12,13% e, em abril, registrou a maior variação deste mês desde 1996. Segundo pesquisa do IBGE, esta alta afeta oito em cada 10 itens pesquisados. Isso impacta diretamente na vida do empreendedor, afinal, os insumos aumentaram e o valor precisa ser contabilizado em algum local, ou no bolso do cliente ou do empresário.

Leia mais:
7 ferramentas gratuitas que podem ajudar PMEs a alavancar seus negócios
Saiba como escolher o melhor crédito para o seu pequeno negócio

Para explicar a situação e ajudar o PME a navegar por esses tempos difíceis, Felipe Montenegro, head de planejamento financeiro da fintech Letsbank, traz algumas dicas. “Apesar de preocupante, não é hora de pensar em desistir. Primeiro, é importante falar como a inflação impacta o negócio. Em abril, os grandes aumentos de preço vieram de alimentos e transportes, nesse último, principalmente por causa da alta dos combustíveis. Então, se o negócio depende desses produtos, o empreendedor já deve ter sentido bolso”, comenta.

O especialista destaca que é difícil se proteger da inflação, mas que montar uma estratégia é necessário. “Muitas vezes o empresário não consegue repassar esse preço na ponta e acaba arcando com o prejuízo. Uma estratégia que muitos usam é reforçar o estoque, comprando um pouco mais agora para negociar preços melhores”, aponta Felipe. “Quanto ao caixa, para fazer isso, o empresário pode recorrer a operações de curto prazo, como antecipar seus recebíveis de maquininhas ou até uma linha de capital de giro.”

O profissional ainda lembra que o conselho que vale para dentro do lar, vale para a vida profissional. “A recomendação que você já deve ter ouvido para sua casa, vale também para o seu negócio. Pesquise bem fornecedores e preços para conseguir a melhor oportunidade”, diz.

“Se a inflação acabou batendo muito forte para o empresário, uma sugestão é que repasse o preço, mas dê também mais prazo aos clientes. Se não costumava trabalhar com parcelado, considere vender em duas vezes, para assim conseguir faturar mais. Seja flexível e aproveite as épocas que o produto mais sai para não perder vendas”, finaliza Felipe.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;