Internacional Titulo
Confiamos que Finlândia e Suécia terão acesso eficaz à Otan, diz Sullivan
Por
18/05/2022 | 16:24
Compartilhar notícia


Assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan afirmou hoje que o governo americano está confiante de que Finlândia e Suécia terá um "processo de acesso eficaz" à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ele disse esperar que diferenças com a Turquia sejam superadas e comentou que o governo americano está em contato com o turco, para resolver o assunto, após o governo turco ameaçar vetar essa entrada.

Durante entrevista coletiva da Casa Branca, Sullivan lembrou que os líderes de Finlândia e Suécia visitarão a Casa Branca nesta quinta-feira. Ele qualificou a potencial entrada dos dois países na Otan como um "evento histórico", importante para reforçar a segurança na região.

Sullivan argumentou que a invasão da Rússia na Ucrânia reforçou o argumento por uma aliança defensiva, como a Otan.

A autoridade ainda lembrou que o presidente americano, Joe Biden, viajará à Ásia nesta semana, com paradas na Coreia do Sul e no Japão. Segundo ele, o governo dos EUA possui informações de que a Coreia do Norte pode realizar alguma "provocação" por volta do momento da visita de Biden à região, por exemplo com um eventual teste nuclear. Sullivan disse que os EUA estão em contato com aliados na Ásia para lidar com esse quadro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;