Setecidades Titulo
Mulher terá o comando da PM
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
18/12/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Pela primeira vez, uma mulher estará no comando-geral da Polícia Militar no Grande ABC. A corporação anunciou que a nova responsável pela área é a coronel Marly Moreno, que deve assumir as funções em 30 de dezembro. O antigo responsável pela região, coronel Cláudio Rissoto, foi promovido e agora ocupa o posto de subcomandante-geral da Região Metropolitana.

A troca aconteceu após processo de reestruturação interna, que proporcionou remanejamento de pessoal e criação de novos cargos. Marly já liderou o policiamento da Capital e anteriormente ocupava o cargo de diretora do setor de logística da Polícia Militar. O novo planejamento promoveu Marly de tenente-coronel a coronel.

Com a promoção, a comandante terá de coordenar o trabalho de 3.500 policiais, alocados atualmente em seis batalhões. O planejamento precisa ser eficiente. Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, um carro é roubado a cada 33 minutos na região e a taxa de homicídio voltou a crescer, principalmente em Santo André.

A responsabilidade, segundo o antecessor Rissoto, será tratada com competência e trabalho pesado. "Marly tem uma longa carreira na Polícia Militar. É experiente, já foi professora da corporação e saberá como lidar com as características do Grande ABC, levando nossos projetos adiante e melhorando ainda mais as operações realizadas. Acredito também que ela terá o apoio dos soldados, sem qualquer resistência por ser mulher", garante o coronel.

Entre as metas para 2009 está a instalação de um sistema de monitoramento eletrônico de segurança, posicionado estrategicamente nas divisas. O planejamento já foi discutido com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e tem o apoio do Estado. Se vingar, câmeras também poderão ser instaladas, em parceria com as prefeituras, em locais com maior incidências criminais.

À frente do comando regional por quase dois anos, Rissoto faz um balanço positivo de seu trabalho. "Conseguimos reduzir as ocorrências, realizar operações direcionadas, com planejamento, e manter um bom relacionamento com as prefeituras dentro do Consórcio. Vou conversar com a Marly para que tudo isso tenha continuidade e de lá vou acompanhar. Será um novo desafio."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;