Setecidades Titulo
Zoonoses leva ratos à ação social
Isis Mastromano Correia
Especial para o Diário
14/09/2006 | 00:01
Compartilhar notícia


Saúde será um dos principais temas do Diário do Grande ABC nos Bairros, na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Maria da Graça de Souza, na Vila Floresta, em Santo André, no sábado. Das 9h às 16h, a comunidade poderá tirar quaisquer dúvidas sobre zoonoses.


Informações sobre animais nocivos à saúde como roedores, pombos, morcegos, aranhas, escorpiões, carrapatos e o mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypt, estarão à disposição de quem visitar o posto do Departamento de Vigilância à Saúde.


“O chamariz são os exemplos para entender o rato de esgoto, o rato de telhado, a ratazana e o carrapato”, conta a coordenadora do setor de Educação e Saúde do Departamento de Vigilância Sanitária, Marialda Silva Inês de Sousa. O departamento vai disponibilizar oito funcionários entre agentes locais de saúde e educadores para esclarecer as dúvidas da população do bairro.


Serão utilizados cartazes, panfletos e animais conservados em formol, dentro de vidros, para ilustrar as informações do centro de zoonoses. “Levamos a lava, a popa e o mosquito para ensinar a prevenção da dengue", relata Marialda.


A educadora em saúde pública do Departamento de Vigilância a Saúde, Maria de Lourdes Martins acredita que os animais chamam a atenção do público apesar da repulsa que causam no início. “As pessoas se sentem atraídas. Mesmo que no começo elas digam: ‘Credo, um rato, não quero ver’, depois elas se aproximam”, revela.


Também é levado um microscópio para que todos possam ver os animais menores como o aedes aegypti.“O pessoal acha legal ver de perto. É diferente para eles, é novidade”, diz Lourdes. “Todos sabem o que é o mosquito da dengue, mas não conhecem de perto. Eles se assustam, mas acham legal”,completa a educadora de saúde.


Com o material ilustrativo, os adultos são orientados para que tomem os devidos cuidados e façam a prevenção de doenças como a leptospirose e a febre maculosa, essa última transmitida pelo carrapato-estrela. De forma mais descontraída, as crianças também são conscientizadas para os mesmos problemas por livretos com histórias que podem ler e colorir.


“As crianças nos procuram bastante e conseguem aprender bem. Elas têm boa assimilação às informações e passam tudo o que aprenderam adiante”, garante Lourdes.

“Para que a criançada aproveite melhor, são montadas mesas e cadeiras para que elas fiquem à vontade.


“Nossos serviços são bastante procurados porque as pessoas têm curiosidade em conhecer, diz a coordenadora Marialda.

Mais saúde – Além de informações sobre a prevenção da dengue e outras doenças transmitidas por animais, o Diário do Grande ABC nos Bairros também vai disponibilizar outros serviços gratuitos de saúde como orientações sobre higiene e saúde bucal e orientações sobre tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids. Também serão abordados temas sobre saúde da criança e do adolescente e orientações e prevenção de diabetes e pressão arterial.


O evento é realizado pelo Diário e pela Prefeitura de Santo André. A Umesp (Universidade Metodista de São Paulo) e a Casas Bahia patrocinam o evento. Comgás e Fundação do ABC entram como co-patrocinadoras e o Sesi e o Instituto Embelleze apoiam a ação social.

(Coordenação de Cláudia Fernandes)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;