Memória Titulo
Era uma vez uma biquinha
Por Ademir Medici
22/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Quem bebe da água da biquinha nunca mais deixa Santo André.”

Cf. ditado antigo dos andreenses da gema.

 

 

Ah, a biquinha de Santo André! Esta imagem todos a conhecem. Muitos a publicaram, inclusive nós, aqui em Memória – daí porque a biquinha faz parte desta retrospectiva Memória 30 anos. Mas, felizes somos, o autor do quadro nos falou sobre a biquinha. Deixou sua voz gravada sobre a tela. E das lembranças guardadas na foto que tirou, em 1947, e das tantas vezes por ali passou, menino, moço, já adulto...

 

Uma água boa

Depoimento: José Rodrigues Vibian

 

O campo do Primeiro de Maio ficava entre as ruas Luiz Pinto Flaquer e Brás Cubas, com os gols entre as ruas Campos Sales e General Glicério. E a biquinha ficava no muro do campo pelo lado da Luiz Pinto Flaquer. A água podia ser apanhada pela rua e pela beirada do campo, internamente.

A maioria do povo ia lá, porque a água distribuída na cidade não prestava. A pouca água encanada que havia era uma porcaria. Vinha do Guarará. Quando chovia, era só barro. Então todo mundo recorria à biquinha. Pelo que me lembre, era a única de Santo André.

Do campo do Primeiro de Maio, quantas vezes eu fui empurrado de dentro para fora porque havia pulado o muro para assistir aos jogos: Primeiro de Maio, Corinthians, São Bernardo, São Caetano.

Em 1947, quando fiz a foto para a pintura anos depois, o campo já estava em desuso e o muro, quebrado. Sobrou a biquinha. As fileiras de árvores. Um muro algo, que chegava quase na copa da árvore. Reparem na pintura que procurei mostrar os tijolos que formavam o muro.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 22 de setembro de 1987 – ano 30, edição 6553

Manchete – Senado apoia proposta de Bresser (Pereira, ministro da Fazenda) – de renegociação da dívida externa.

Editorial – Falta seriedade à Constituinte

Grande ABC – Aberta a Semana do Verde. Em São Bernardo são distribuídas mudas de ipês.

SOS Trânsito (2) – Nem computador resolve em São Bernardo.

Memória – Os mata-burros de Diadema.

Movimento Sindical – Aposentados vão a Brasília para protestar. “Os trabalhadores da indústria precisam conquistar os mesmos direitos obtidos por militares, ferroviários, servidores públicos e funcionários das estatais”, declarava Miguel Guillen, presidente da Associação dos Aposentados Metalúrgicos de Santo André.

Polícia – Blitz policial apreende 53 máquinas de videopôquer no Centro de São Bernardo.

 

Em 22 de setembro de...

1897 – Antonio Vicente Mendes Machado, o célebre Antonio Conselheiro, falece em Canudos (Bahia). É o principal personagem de Os Sertões, de Euclides da Cunha.

1902 – Lançada a pedra fundamental do Colégio São Bento, em São Paulo.

1917 – Vários municípios do Estado de São Paulo comunicavam o encerramento do alistamento militar em seus territórios, entre os quais os vizinhos São Bernardo (hoje Grande ABC) e Santo Amaro (que voltou a ser bairro paulistano.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a espionagem alemã nos Estados Unidos. O conde de Bernstortt procurou, pelo suborno, evitar a guerra.

1937 – Manoel Rodrigues de Oliveira nasce em Juazeiro (Bahia). Vereador em Santo André entre 1973 e 1992. Tinha por base os parques João Ramalho e Erasmo Assunção.

1972 – Prefeito Aldino Pinotti autoriza o Instituto Municipal de Previdência a ocupar casarão em Nova Petrópolis, onde a unidade permanece.

 

Santos do Dia
Inácio de Santhiá (Itália, 1686-1770). Capuchinho. Morreu com fama de santidade.
Focas
Santino
Emerano

 

Hoje
Dia do Técnico Agropecuário
Dia da Defesa da Fauna
Dia Mundial Sem Carro
Dia do Contador. E temos também o Dia do Contabilista e o Dia da Contabilidade, celebrados em 25 de abril.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários hoje: no Ceará, Guaramiranga e Pacujá; no Rio de janeiro, São Gonçalo; no Paraná, Sapopema; no Rio Grande do Sul, Selbach; na Bahia, Tanhaçu e Uibaí.

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;