Diarinho Titulo
Domínio da escrita era valorizado na antiguidade
Juliana Ravelli
do Diário do Grande ABC
06/11/2011 | 06:49
Compartilhar notícia


A primeira gramática portuguesa surgiu em 1536. Mas bem antes disso, o homem já se preocupava em escrever, ler e falar direitinho. Há milhares de anos, na Grécia Antiga, as primeiras matérias escolares que as crianças aprendiam eram gramática, retórica (capacidade de falar e se expressar bem) e lógica (forma de raciocínio e conhecimento).

Em várias civilizações da Antiguidade, os escribas eram responsáveis por escrever domumentos, leis, textos sagrados e registar qualquer tipo de informação que uma autoridade ordenasse. No Egito Antigo, eram muito respeitados e tinham destaque na sociedade. Mas não era fácil ocupar a função. Passavam cerca de dez anos lendo e recopiando textos antigos.

O bom uso da língua falada também sempre foi aproveitado por líderes políticos para conquistar a população. O inglês Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, era famoso por seus discursos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;