Economia Titulo Demissões
Reunião de sindicalistas com Alcoa termina sem acordo

Indústria marca encontro para terça-feira; empregados querem PPE, para evitar cortes

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
05/09/2015 | 07:20
Compartilhar notícia


Terminou sem acordo ontem a negociação entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá e a indústria de alumínio Alcoa para a colocação dos 390 trabalhadores da unidade fabril localizada no bairro Utinga, em Santo André, no PPE (Programa de Proteção ao Emprego). A proposta possibilitaria à companhia reduzir até 30% da jornada e do rendimento, com metade da diminuição salarial sendo complementada com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

A empresa havia anunciado, há poucos dias, que iria efetuar o desligamento de 80 funcionários dessa fábrica. Para evitar as demissões, o sindicato havia feito plebiscito, por meio de votação secreta com os empregados da Alcoa, para que decidissem se aceitavam ou não aderir ao PPE. Após a aprovação da possibilidade de participarem do programa, a entidade buscou a fabricante para tentar convencê-la a concordar em aderir a esse instrumento legal, evitando os cortes.

A indústria marcou reunião para terça-feira, para tratar sobre o tema. O sindicato já havia avisado que, se a empresa não aceitasse a proposta, haveria greve a partir de terça, mas agora vai aguardar o encontro, segundo o presidente do sindicato, José Brás, o Fofão.

Por meio de nota, a Alcoa informou que está reestruturando seu negócio de extrudados (produzidos na região), por causa das difíceis condições de mercado. “Reconhecemos o quanto isso afeta nossos funcionários, e estamos trabalhando para apoiá-los por meio de ações de recolocação profissional e outras iniciativas de assistência”, comunicou.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;