Esportes Titulo MMA
Minotauro dá aula em Santo André

Ex-lutador de MMA, baiano visitou a cidade
e mostrou boa forma dias após aposentadoria

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
05/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Em casa. Assim o ex-lutador de MMA (artes marciais mistas, da sigla em inglês) Antônio Rodrigo Nogueira, conhecido como Minotauro, se sentiu ontem – três dias após anunciar a aposentadoria do octógono – ao ministrar aula de jiu-jítsu aos alunos da unidade de Santo André da academia Team Nogueira, franquia administrada por ele que utiliza métodos de treinamento inspirados na preparação dos lutadores para as lutas do UFC (Ultimate Fighting Championship).

Isso porque a cidade já é velha conhecida de Minotauro. Entre 2003 e 2005, ele treinou no CA Aramaçan com a Seleção Brasileira de Boxe para aprimorar a técnica na modalidade.

“Já conheço bem a cidade e estou em casa”, afirmou. “É muito gratificante ver mulheres e crianças se interessando, não é só a galera da luta”, destacou o ex-lutador.

Além de visitar o município, Minotauro reencontrou velho conhecido: o holandês Aaron Karels, 30 anos. Professor de inglês e casado com uma brasileira, o europeu, que está há três anos e seis meses no País, teve a oportunidade de lutar contra o ídolo ontem, após primeiro encontro na Europa, em 2002, quando o baiano de 39 anos ministrou aula de muay thai na Holanda. “Foi muito legal. Mesmo aposentado, ainda está muito forte. É bom ele vir ministrar essa aula, você se sente parte do time”, comentou o europeu.

Com 34 vitórias em 46 lutas, Minotauro decidiu deixar o octógono um mês após a derrota para o holandês Stefan Struve por conta das lesões – foram diversas cirurgias ao longo dos 16 anos de carreira.

“Eu estava chegando na idade limite. Já estava difícil manter o ritmo”, comentou ele, que agora atuará como embaixador do UFC para fomentar a prática do esporte e descobrir talentos no País. E um deles pode estar em Santo André.

Gerente comemora presença de ídolo

A presença de Minotauro na filial andreense da Team Nogueira, que no Grande ABC também tem unidade em São Bernardo, atraiu a atenção de quem passava pelo local e quis registrar em imagens a presença do ídolo do MMA. Mas, segundo o gerente do local, Jonas Vieira, 30 anos, os maiores beneficiados foram os alunos, que puderam interagir com o ex-lutador dias após o anúncio oficial de sua aposentadoria do octógono. “Ele (Minotauro) é o símbolo da nossa equipe. É importante esse contato, o aluno precisa desse momento, ele prestigia o pessoal”, destacou.

“A cidade de Santo André nos recebeu muito bem e tem dado tudo certo. Hoje temos 530 alunos matriculados, o projeto tem dado muito certo”, festejou.

Minotauro também comemorou a oportunidade de passar seu conhecimento aos praticantes do jiu-jítsu e fez questão de elogiar a cidade.

“Santo André é uma das melhores unidades que temos. Para mim é um prazer dar essas aulas, me reunir com os alunos, o pessoal é bastante engajado”, afirmou o ex-lutador de MMA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;