Cultura & Lazer Titulo Evento
80 horas de Satyrianas
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
22/10/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


No início dos anos 1990, um grupo de teatro paulistano organizava, como resistência a um governo pouco atencioso com a nova produção cultural, uma espécie de ‘vigília' sobre palcos. Dezoito anos depois, estes mesmos artistas são responsáveis pela Satyrianas, um dos maiores eventos artísticos do Estado, que começa às 18h desta quinta-feira e segue, ininterruptamente, até a madrugada da próxima segunda-feira. Ao todo serão 80 horas de apresentações de teatro, cinema, circo, shows, performances, debates, cafés literários etc, centralizadas na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo.

Além dos dois espaços da companhia Os Satyros - idealizadora do projeto e que, ano que vem, completa 20 anos de existência -, participarão da programação os espaços Teatro Coletivo Fábrica, Teatro do Ator, Teatro X, Espaço Parlapatões, N.Ex.T., O Lugar - Cia. Corpos Nômades, Teatro da Vila e Teatro Olido, entre tantos outros.

Assim como foi estabelecido na primeira edição do Satyrianas, as atrações serão gratuitas: não paga o público, não recebem os artistas. "Se nós fôssemos pedir incentivo à leis de cultura, não conseguiríamos pagar todos os profissionais envolvidos", conta Ivam Cabral, um dos fundadores do grupo Os Satyros. É um evento de alto custo. "Se não fosse a boa vontade de todas as pessoas que trabalham aqui, ele não existiria."

Para incentivar uma espécie de doação, as bilheterias dos teatros funcionam no esquema ‘pague quanto você quiser ou puder'. A partir de R$ 0,01, a consciência (ou o bolso) do espectador é quem manda. "É só para que o trabalho valha alguma coisa", explica Ivam.

Curadoria - Além de grupos amigos da companhia fundadora, a programação de atrações recebe pedidos de outros artistas o ano inteiro. Segundo Ivam, a organização da festa começa apenas 45 dias antes do dia da estréia. "A procura é grande e, nesse período, já temos mais projetos do serão necessários para que a Satyrianas aconteça."

Além dos espetáculos tradicionais, encenados nos palcos dos espaços, o evento receberá a segunda edição do Dramamix. Em parceria com o grupo Dramáticas em Cena, o projeto convidou dramaturgos contemporâneos, como Sérgio Roveri, Otávio Martins, Alberto Guzik e Veronica Stigger, para que escrevessem textos curtos que serão apresentados de hora em hora em uma tenda montada no centro da praça.

As novidades desta nona edição ficam para a tenda Cinemix e para o Palco do Humor. O primeiro, nascido da iniciativa das atrizes Paula Cohen, Helena Cerello e Bárbara Paz, levará também ao centro da praça uma mostra de curtas-metragem, além de longas em todas as noites do evento.

O Palco do Humor, sediado no próprio Espaço dos Parlapatões, exibirá ao longo das noites montagens dedicadas à comédia. Estão programadas as peças Beliscão, Matebete, Vida de Artistas, As Gêmeas e Controle Remoto, entre outras.

Entre um espetáculo e outro, o público poderá ainda conferir shows ao ar livre ou participar da série de eventos em homenagem às histórias em quadrinhos, coordenados pela loja HQ Mix.

Satyrianas 2008 - Na Praça Roosevelt. Informações tel.: 3255-0994. De amanhã, às 18h30, à madrugada de segunda-feira. Preço a critério do espectador. Programação no site:http://satyros.uol.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;